Mesa-redonda sobre audiodescrição na Universidade Federal da Bahia

Acontece na terça-feira, dia 31 de maio, das 14 às 17h, a mesa-redonda “Comunicação e Acessibilidade: Audiodescrição”, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Cartaz da mesa-redonda

Ao permitir o acesso de pessoas com deficiência visual a produtos culturais como cinema, teatro, espetáculos de dança e programas de televisão, a audiodescrição (recurso que traduz imagens em palavras) configura-se como uma importante ferramenta de democratização do acesso à cultura e valorização da diversidade.

Com o intuito de trazer à tona questões relacionadas ao tema para estudantes e profissionais de áreas de comunicação, letras e educação, a mesa-redonda contará com a participação da Prof. Dra. Eliana Franco, da Prof. Renata Mascarenhas e e Prof. Iracema Vilaronga, que falarão sobre o que é a audiodescrição, o que a legislação brasileira diz sobre essa forma de acessibilidade, como se dá o processo de tradução em produtos culturais (teleficção, cinema, dança, teatro, desenhos animados), como estão as pesquisas na área, entre outros aspectos.

As inscrições para a mesa-redonda podem ser feitas através de ficha disponível no blog www.petcom.wordpress.com, a partir de 23 de maio, ou presencialmente, no caso de sobra de vagas. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para petcom@ufba.br. Serão emitidos certificados de participação para os inscritos.

Sobre Eliana Paes Cardoso Franco

É coordenadora do grupo TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição), possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Letras pela Katholieke Universiteit Leuven (2000), e Pós-Doutorado em Tradução Audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona (2006-2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino e Prática da Tradução Geral e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual, mídia, acessibilidade (audiodescrição para deficientes visuais e legenda fechada para deficientes auditivos), interpretação e tradução literária.

Sobre Renata de Oliveira Mascarenhas

É graduada em Letras e mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Sua área de interesse é tradução audiovisual, com ênfase em adaptação fílmica e audiodescrição (AD). Participou, em maio de 2008, como membro do grupo TRAMAD, da audiodescrição do espetáculo de dança “Os 3 Audíveis”.

Sobre Iracema Vilaronga
Iracema Vilaronga é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2002), especializada em Educação com concentração em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2004), especializada em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela UNEB (2007) e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela mesma Universidade. É professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador (BA) e Consultora na área de Educação Inclusiva e Acessibilidade. É membro da Comissão de Elaboração das Políticas de Inclusão e Acessibilidade da UNEB. Tem experiência com projetos comunitários para inclusão social de pessoas visualmente limitadas. Há 16 anos, desenvolve projetos educativos no Instituto de Cegos da Bahia (ICB), com crianças, jovens e adultos. Atuou como tutora de Educação a Distância (EAD) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)/Moodle no curso de Pedagogia da UNEB, na disciplina Educação e Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais. É bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Secretaria de Educação Especial (SEESP), como tutora a distância do Curso de Formação de Professores na Área da Deficiência Visual.

Serviço

O quê: Mesa-redonda Comunicação e Acessibilidade – Audiodescrição
Quando: 31/05 (terça-feira), das 14 às 17h.
Onde: Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina. CEP 40170-115. Salvador – BA – Brasil) – Auditório da Faculdade de Comunicação

Fonte: PETCOM

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017