Namorada do vovô poderá ser acessível

RESUMO DO PROJETO:Este projeto prevê a produção e a distribuição do curta-metragem "Namorada do vovô", que narra o romance de Ido e Neuza sob a ótica do menino Christian. Antes da Neuza, vovô Ido não jogava futebol, não gostava de praia, não andava com roupas da moda, não conseguia manter os olhos abertos no cinema. Nem pipoca vovô Ido comia. Depois da Neuza, tudo mudou. E quem mais lucrou com essas mudanças foi Christian, neto do vovô Ido e xodó do jovial casal que se apaixonou após os 70 anos e, juntos, decidiram aproveitar o melhor da vida!

OBJETIVOS DO PROJETO:• Produzir uma obra de curta-metragem que aborde a qualidade de vida do idoso em seu argumento e que possa ser utilizada em salas de aula brasileiras como porta de entrada para a realização de debates sobre a importância do idoso na família e na sociedade como um todo.• Produção de quatro pareceres pedagógicos por especialistas orientando o uso do curta-metragem em salas de aula.• Estimular o diálogo saudável e afetivo entre avós e netos, idosos e crianças, que embora pertençam a gerações muito diferentes, compartilham da mesma sociedade e devem aprender a falar a mesma língua.• Aumentar a auto-estima dos idosos que certamente serão contagiados pelo clima de romance e jovialidade do curta-metragem.• Produzir versões da obra com closed caption e audiodescrição, desde que haja recursos suficientes captados.JUSTIFICATIVA DO PROJETO:O curta-metragem "Namorada do vovô" aborda o relacionamento saudável e afetivo dos personagens Ido, Neuza e Christian, que juntos aproveitam o melhor da vida. Este projeto se justifica pela importância do estímulo do diálogo entre avós e netos, idosos e crianças, que compartilham da mesma sociedade e devem aprender a se respeitar e falar a mesma língua. O projeto também busca o aumento da auto-estima dos idosos, contagiando-os com clima de romance e jovialidade do casal protagonista. É fundamental que o idoso seja e se veja representado nas telas de forma corriqueira e cotidiana.

Após sua finalização, o curta-metragem ficará disponível para download gratuito na web, em ambiente fechado por acesso com login e senha. Qualquer usuário poderá realizar o download do curta-metragem desde que se identifique e apresente os objetivos e local de apresentação do filme.Pretende-se que o curta-metragem seja utilizado em escolas brasileiras como complemento de material didático para tratar da questão do idoso na sociedade. Por conta disso, este projeto engloba ainda a produção de quatro pareceres pedagógicos por especialistas orientando o uso do curta-metragem em salas de aula. Os pareceres também ficarão disponíveis para download gratuito na web.A estratégia de disponibilização do curta-metragem de forma gratuita para download na web tem por objetivo ampliar a visualização da obra e a promoção de debates a partir dela. Em termos gerais, este projeto prevê a circulação massiva de uma obra que poderá ampliar a visão da sociedade em relação ao idoso e sua qualidade de vida.JUSTIFICATIVA DO FOMENTO:O proponente deste projeto considera imprescindível a produção e a exibição de obras brasileiras de curta-metragem que retratem o idoso de forma cotidiana. Por conta disso, o fomento se justifica devido à importância do tema abordado e, em especial, pela perspectiva de inserir esse tema dentro das salas de aulas das escolas do Rio de Janeiro e do Brasil. Como um complemento adicional, a narrativa será integralmente gravada no Rio de Janeiro, privilegiando alguns de seus belos cenários como pano de fundo para o romance de Ido e Neuza.Por considerar os benefícios que o acesso a obra pode proporcionar, tais como o aumento da auto-estima do idoso e o estimulo ao diálogo entre crianças e idosos, o proponente se compromete a disponibilizar a obra para download gratuito na web, promovendo assim a circulação do produto cultural desenvolvido a partir deste projeto.

INTENÇÃO DE PATROCÍNIO:

Até o momento não houve prospecção do projeto em busca de patrocinadores, por conta disso, nenhum patrocinador formalizou uma intenção de patrocínio. Porém, está sendo realizado o levantamento das principais empresas pagadoras de ICMS do Rio de Janeiro e, destas, serão recortadas as que apresentam posicionamento estratégico em sintonia com o argumento do curta-metragem.Fonte: Lascene Produções

Mais sobre audiodescrição
Como uma pessoa com deficiência visual vai ao cinema? No caso do audiovisual, uma das
Encontra-se em Consulta Pública, até o dia 1 de agosto, a minuta de uma nova
Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Acessibilidade em Ambientes


Mais sobre audiodescrição
Como uma pessoa com deficiência visual vai ao cinema? No caso do audiovisual, uma das
Encontra-se em Consulta Pública, até o dia 1 de agosto, a minuta de uma nova
Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Acessibilidade em Ambientes