Há poucos dias da obrigatoriedade por parte das emissoras de TV em transmitir 2 horas semanais de programação audiodescrita, Ricardo de Melo e Irene Poeta de Barros, conversam com Paulo Romeu Filho, criador do Blog da Audiodescrição.
Postagens publicadas em: junho de 2011
Entidade de cegos rebate declarações do presidente da Abert
Ofício ONCB sobre Audiodescrição
Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República dia 20 de junho de 2011, a ministra-chefe de direitos humanos Maria do Rosário, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações César Alvarez, o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência Antonio José Ferreira, na presença de representantes de diversas instituições da sociedade civil, além de dezenas de pessoas com deficiência e jornalistas, anunciaram o início inadiável e irrevogável das transmissões de programas de televisão com o recurso de acessibilidade da audiodescrição, conforme previsto na Portaria 188/2010 do Ministério das Comunicações. A ONCB compareceu ao evento representada por Mizael Conrado, bi-campeão paraolímpico de futebol.
Finalmente percebi o peso de se negar o direito à áudio-descrição
Eu sou Roseane Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal, deputada federal por Alagoas e também Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
CONVITE – Cinema acessível – Filme B1 – Tenório em Pequim – Dia 1º de julho
Nesta sexta-feira (dia 1º de julho), o Sistema FIERGS – SESI – Serviço Social da Indústria convida para:
Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais: deficientes são as pessoas ou os espaços?
A motivação pelo debate sobre o tema da acessibilidade em exposições, museus e outros espaços que abrigam coleções e patrimônio, fez com que reuníssemos arquitetos, designers, museólogos, bibliotecários e demais profissionais e estudantes interessados em reavaliar seus espaços de trabalho, durante o Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. Mudança no olhar sobre o espaço que nos acolhe e nos permite, ou não, ter autonomia frente ao que temos o direito de conhecer e interpretar, esta foi a tônica do evento realizado em maio de 2011, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil.
No ar, a sétima edição da Revista Brasileira de Tradução Visual
Nesta segunda-feira, 27, foi lançada a sétima edição da revista trimestral eletrônica RBTV – Revista Brasileira de Tradução Visual
Abert manifesta-se sobre início da audiodescrição
A partir do dia 1º de julho, as emissoras de televisão no Brasil deverão passar a veicular duas horas semanais de programação com o recurso da audiodescrição, conforme determina norma do Ministério das Comunicações.
Cegos podem tocar obras de pintores reproduzidas em esculturas
A inclusão de deficientes é o objetivo do movimento que começou há 30 anos. A partir daí, a acessibilidade e o respeito às diferenças ganharam força.
Casal com deficiência visual pede audiodescrição em passeio turístico
Eduardo Galante realizou o 2º passeio de saveiro Grátis só para Angrenses. Os contemplados, ouvintes do ADERBAl, programa de rádio Sertão na Cidade.
Susurros DE DAVID LEDDY ESTREIA EM JUNHO NO BRASIL
Fora do espaço convencional, público poderá vivenciar uma experiência individual, sem atores e sem palco, direto do Parque do Ibirapuera. A peça Susurrus (nome original), da companhia teatral Fire Exit, escrita e dirigida pelo premiado dramaturgo David Leddy integra a Temporada de Teatro Contemporâneo SESI-British Council. Com estreia prevista para o dia 27 de junho, a obra escrita em 2006, dispensa o formato de teatro convencional e convida ao público para uma experiência única em meio a paisagem do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.