Conselheiros cobram acessibilidade no Conselho Curador da EBC

Trecho da ata da 25ª reunião do Conselho Curador da EBC – Empresa Brasil de Comunicação:

A conselheira Maria da Penha Maia Fernandes, em nome da Câmara de Cidadania e Direitos Humanos, apresentou as seguintes considerações: "Gostaríamos que no plano de trabalho constasse que a EBC continue a cumprir o cronograma de implementação dos recursos de acessibilidade na TV Brasil. Hoje, cumpre as 6 horas diárias de legenda oculta, e a legislação determina que, em julho, passem a ser 8 horas. A partir do meio do ano, também será necessário ter duas horas de Audiodescrição (para os deficientes visuais), sendo fundamental que a TV Brasil cumpra essas determinações. Também gostaríamos que esses recursos, num prazo curto de tempo, passem a estar disponíveis em todas as plataformas, uma vez que hoje só os assinantes da TV aberta, e só em algumas praças, recebem a legenda oculta. Os assinantes de TV paga e da Rede Pública, por exemplo, não recebem a legenda oculta, e nos parece fundamental que isso esteja disponível em todas as plataformas, até para não frustrar expectativas (como ocorre, por exemplo, no Repórter Brasil, onde aparece na tela que o programa tem legenda oculta, mas os telespectadores não conseguem acessá-la). Achamos importante que conste no plano que a EBC não poupará esforços para que isso esteja disponível em todas as plataformas. A terceira questão é que os sites da EBC cumpram os requisitos mínimos de acessibilidade. Solicitamos a um deficiente visual especialista em acessibilidade que avaliasse os 3 sites da EBC (EBC, TV Brasil e Agência Brasil) e o relato foi bastante negativo, estando os nossos sites fora dos padrões de acessibilidade estabelecidos, inclusive para os portais públicos, pois já há um decreto normatizando isso. Achamos importante que, num período curto de tempo, nossos sites sejam adaptados às normas gerais de acessibilidade.

(…)

proposta de calendário de reuniões para 2011: 22 de fevereiro, 22 de março, 03 de maio (com a proposta de um pequeno seminário sobre acessibilidade pela manhã)."

Não sabemos se ocorreu esse pequeno seminário na EBC, mas, conforme relato disponível no Blog de Ana Veloso, que também é do Conselho curador, lê-se o seguinte comentário a respeito da 26ª reunião ocorrida em 22 de março:

"Merece destaque, ainda, no Plano de Trabalho, a decisão da diretoria executiva da empresa em elaborar sua política de acessibilidade para pessoas com deficiência aos veículos da EBC. Tal iniciativa vai atender às solicitações da sociedade brasileira explicitadas durante as audiências públicas e representa o reconhecimento da importância de nossas reivindicações dentro do Conselho Curador. Já estamos em contato com representantes da empresa, uma vez que tal política vai ser elaborada junto com a Câmara de Cidadania e Direitos Humanos do CC.".

Nossos agradecimentos a Flávia Machado, criadora do Blog Com Audiodescrição, pelo envio destas informações.

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da