Minicurso de audiodescrição no 7º Senabraille

VII SENABRAILLE

BIBLIOTECAS: ESPAÇOS ACESSÍVEIS A MÚLTIPLOS USUÁRIOS

O SENABRAILLE nasceu do idealismo de um grupo de bibliotecários com o objetivo de propiciar um espaço para a troca de experiências, para a divulgação de projetos bem sucedidos e, principalmente, realizar a análise sobre a questão do acesso à informação pelas pessoas com deficiências (FEBAB). Temáticas: Políticas Públicas para Acessibilidade e Inclusão, Acessibilidade em Bibliotecas, Empregabilidade, Inovações em Tecnologias Assistivas, Deficiência Visual e Artes. Programação: Minicurso 1: Linux acessivel.org – acessibilidade em software livre- Linux Acessível
Formador: André Brandão
Vagas: 32 (2 pessoas por computador)
Carga horária: 4h
Período: manhã
Local: BCCL Sala Santander – 1º andar
Horário: das 8h 30min às 12h 30min (café: 10h 15min às 10h 30min)
Ementa: Um pouco de história sobre acessibilidade no GNU/Linux em contexto com a origem do projeto linuxacessivel.org; seu andamento atual e planos futuros. Após, oficina para um primeiro contato com o linuxacessivel.org. Mini Currículo do Formador: Programador formado pelo Bento Quirino Campinas. Membro do Ubuntu Brazilian Team e Ubuntu Accessibility, lider do Ubuntu Brazilian Documentation Team, desenvolvedor do linuxacessivel.org e participante do comitê organizador do FLISOL Campinas. Minicurso 2:Produção de roteiro de audiodescrição em filmes
Formador: Bell Machado
Vagas: 10
Carga horária: 4h
Período: manhã
Local: BAE Sala de Treinamentos – 2º andar
Horário: das 8h 30min às 12h 30min (café: 10h 15min às 10h 30min) Ementa: A audiodescrição é um recurso que possibilita a inclusão de pessoas cegas ou com deficiência visual como espectador. Proposta: a partir da observação de um filme de curta-metragem, produzir um roteiro de audiodescrição de quaisquer eventos como teatro, cinema, televisão etc. Objetivo: desenvolver o olhar do observador para a escolha objetiva dos conteúdos visuais a serem descritos; estudar as técnicas e formas de locução para a audiodescrição, tanto ao vivo como gravada. Mini Currículo do Formador: Bacharel em Filosofia pela Unicamp. Fez faculdade de Fonoaudiologia na PUCC e estudou Agronomia na Universidade de Padova, Itália. É professora de História do Cinema. Coordena, desde 2005, o projeto de inclusão social e digital do Ministério da Cultura: Ponto de Cultura Cinema em Palavras no Centro Cultural Braille. Em 2006 o Projeto “Cinema para cegos” foi agraciado com o Prêmio Cidadão RAC-CPFL. Minicurso 3 DOSVOX e NVDA: novidades e desafios
Formador: Lucas Aribé Alves
Vagas: 32 (2 por computador)
Carga horária: 4h
Período: tarde
Local: BCCL Sala Santander – 1º andar
Horário: das 13h 30min às 17h 30min (café: 15h 30min às 15h 45min) Ementa: Principais destaques da nova versão do Dosvox; últimas implementações do NVDA; próximos projetos e desafios. Mini Currículo do Formador: Técnico da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe – (DIEESP/SEED). Especialista em Comunicação e Novas Tecnologias. Minicurso 4: O Processo de letramento na surdez e na deficiência visual
Formadores: Zilda Maria Gesueli Sonia Maria Chadi de Paula Arruda
Vagas: 30
Carga horária: 4h
Período: manhã
Local: BCCL Coleções Especiais – 3º andar
Horário: das 8h 30min às 12h 30min (café: 10h 15min às 10h 30min) Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos do letramento, enfocando o processo de leitura-escrita, assim como questões ideológicas que se colocam neste tema. Propiciar aos alunos conhecimentos para a intervenção no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura-escrita com pessoas com baixa visão ou cegueira e pessoas surdas. Mini Currículo dos Formadores: Sonia Maria Chadi de Paula Arruda: Docente em Educação Especial e Reabilitação, pesquisadora com atuação na assistência às pessoas com deficiência visual no CEPRE. Colaboradora e parceira do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes. Integrante do Grupo Todos Nós – UNICAMP Acessível desde 2005. Minicurso 5: Acessibilidade na comunicação
Formador: Cláudia Cotes
Vagas: 120
Carga horária: 3h
Período: manhã
Local: BCCL Auditório – subsolo
Horário: das 9h às 12h (café: 10h 15min às 10h 30min) Ementa: Discutir e mostrar os modelos de comunicação inclusiva nos dias atuais, com legenda, Libras e audiodescrição. Demonstração de vídeos e materiais gratuitos para download na web. Modelos de vídeos feitos para a CBN, Folha de SP e EPTV. Mini Currículo do Formador: Professora de língua portuguesa. É autora de dez livros infantis na área da inclusão. Especialista em Voz, Mestra em Fonoaudiologia e Doutora em Lingüística. Professora do Centro de Especialização em Fonoaudiologia – áreas de Saúde Vocal, Comunicação e Educação; Coordenadora dos Cursos via Web (CEFAC/SP). Fonoaudióloga da EPTV. Foi responsável pelo Setor de Laringologia e Voz do Instituto de Otorrinolaringologia Penido Burnier, em Campinas/SP, por 12 anos; Roteirista: Cursos na PUC/SP e na AIC (Academia Internacional de Cinema) SP; Criadora do Telelibras, primeiro telejornal inclusivo da Internet brasileira, e Presidente da ONG Vez da Voz, que busca a inclusão de pessoas com deficiência. Minicurso 6: Informação pelas imagens: a adaptação e o desafio do respeito a subjetividade da pessoa cega
Formador: Vanessa de Andrade
Vagas: 15
Carga horária: 1h 30min
Período: tarde
Local: BCCL Área de Estudos – 1º andar
Horário: das 14h 30min às 16h Ementa: Educação, Psicologia e adaptação de imagens. Mini Currículo do Formador: Psicóloga pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela FAEL e aluna especial no Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenadora do Programa de Promoção da Acessibilidade Virtual (PPA/UV). Minicurso 7: Audioleitura: webrádios para pessoas com deficiência visual
Formadores: Leondeniz Candido de Freitas e Fernando de Paula Zamboni
Vagas: 30
Carga horária: 4h
Período: manhã
Local: BCCL Sala de Reuniões – 1º andar
Horário: das 8h 30min às 12h 30min (café: 10h 15min às 10h 30min) Ementa: Montagem, produção e edição de áudio, através de ferramentas conhecidas, com o auxílio de leitores de tela. WebRádios produzidas e operadas exclusivamente por pessoas com deficiência visual, de maneira totalmente autônoma. Este minicurso pretende mostrar como isso é possível com o auxílio de leitores de tela e ferramentas acessíveis. As WebRádios, principalmente no campo da deficiência visual, compõem um excelente meio de disseminar informação e o acesso a leitura. Mini Currículo dos Formadores:
Leondeniz Candido de Freitas: Técnico Judiciário, Assistente de Gabinete do Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Formação jurídica, especialização em Direito Trabalhista em andamento. Formação técnica em informática e atuação paralela no desenvolvimento e manutenção de sites e blogs.
Fernando de Paula Zamboni: Músico, graduando em música, com especialidade em canto lírico, pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas, RS). Técnico de informática e programador em delphi, PHP e outras linguagens. Possui curso de radialista locutor pelo Senac. Trabalha com revenda de hospedagem e streaming (para rádios online). É autodidata em programas de editoração de áudio, trabalhando com isso há mais de 10 anos, inclusive ministrando cursos presenciais e online nessa área. Minicurso 8: Construção e uso de brinquedotecas especificas e inclusivas à faixa etária prè- determinada
Formador: Júlio César Varela Iglesias
Vagas: 30 (15 cada turma)
Carga horária: 4h
Períodos: manhã ou tarde
Local: BCCL Hall de entrada – térreo
Horários: das 8h 30min às 12h 30min (café: 10h 15min às 10h 30min)
das 13h 30min às 17h 30min (café: 15h 30min às 15h 45min) Mini Currículo do Formador: Artista Plástico, artesão, restaurador e brinquedista – Gerente da Planeta Alegria Minicurso 9: Atendimento prioritário e inclusivo em bibliotecas
Formador: Deise Tallarico Pupo e Danielle Dantos de Sousa
Vagas: 25
Carga horária: 4h
Período: tarde
Local: BCCL Sala de Reuniões – 1º andar
Horário: das 13h 30min às 17h 30min (café: 15h 30min às 15h 45min) Ementa: A Lei nº 10.048/2000, regulamentada pelo decreto nº 5.296/2004, estabelece atendimento prioritário às pessoas com deficiência física, idosos, gestantes, lactantes e acompanhadas de crianças de colo. A necessidade de aplicação efetiva dessa regulamentação, na Unicamp, deu origem a um projeto denominado APRIORI, que objetiva alcançar outras bibliotecas do campus, para que se tornem ambientes acessíveis, além de humanizar os procedimentos de atendimento ao público nos demais setores da Universidade. Mini Currículo do Formador:
Deise Tallarico Pupo: Bibliotecária, graduada pela EBDSC-São Carlos, especialista em Deficiência Visual e Surdez: fundamentos para a intervenção: CEPRE, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, 2004. Atua no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes desde setembro de 2003.
Danielle Dantas de Sousa: Técnico em Informática formado pelo Colégio Bento Quirino. Bacharel em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1997, com atuação em biblioteca universitária, atualmente responde pela Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central da Unicamp. Minicurso 10: Ensinando música com arte: o papel do educador musical frente aos alunos com deficiência visual
Formador: Fabiana Fator Gouvêa Bonilha
Vagas: 15
Carga horária: 4h
Período: tarde
Local: BAE Sala de Treinamentos – 2º andar
Horário: das 13h 30min às 17h 30min (café: 15h 30min às 15h 45min) Ementa: Ensino de música para pessoas com deficiência visual; apresentação do código musical em Braille como ferramenta imprescindível ao aprendizado da música. Objetivos: a) problematizar o papel do professor no ensino de música para pessoas com deficiência visual; b) abordar o potencial do educador musical e de seu aluno no processo de formação musical; c) identificar os recursos disponíveis para pessoas com deficiência visual no campo da música. Mini Currículo do Formador: Doutora e Mestre em Música pelo programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Graduada em piano erudito pela UNICAMP e em Psicologia pela PUC-Campinas. Colunista do E-Braille, da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC). Docente da ESAMC Campinas. Pesquisadora na área do ensino de música para pessoas cegas.

Fonte: UNICAMP

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na