Romeu Kazumi Sassaki participa do lançamento do CADERNO DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO

A Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR, através da Gerência de Serviços de Formação em Artes Visuais, lança nesta segunda-feira (27), “Diálogos entre Arte e Publico – Caderno de Textos III”. O lançamento acontecerá em evento organizado pelo Centro de Estudos Inclusivos da UFPE, às 18h30, no auditório do CCSA na Universidade Federal de Pernambuco. Romeu Kazumi Sassaki participa do evento.

Em sua terceira edição, a publicação aborda nas suas 133 páginas questionamentos acerca de quando e como uma produção cultural torna-se acessível para todos os possíveis públicos, que estratégias são ou podem ser utilizadas pelos atores sociais envolvidos na promoção da acessibilidade cultural; a formação necessária para os profissionais que atuam e pensam o tema; experiências e práticas desenvolvidas pela iniciativa privada, pela sociedade civil, e pelo poder público.

"O Caderno de Textos foi produzido pela FCCR, em parceria com a Funarte, e agrega colaboradores em torno da acessibilidade cultural compreendida em um horizonte de discursos e práticas, desejos e demandas, políticas públicas e iniciativas da sociedade civil", explica Regina Buccini, gerente de formação em artes visuais e uma das coordenadoras do projeto.

"Um importante aspecto desta edição é que além da versão impressa, a publicação apresenta uma versão acessível. Todos os textos em áudio e traduzidos em Libras, áudio-descrição das imagens que ilustram alguns dos artigos compõem o DVD acessível encartado no Caderno", completa.

Trazendo ao público uma versão acessível de seus textos, em áudio e em vídeo – com tradução em libras, o Diálogos entre Arte e Publico reúne-se ao lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual e com a apresentação do primeiro curta com áudio-descrição produzido inteiramente em Pernambuco, a Casa dos Estranhos. Na mesma ocasião haverá também uma palestra do renomado consultor em inclusão, Romeu Kazumi Sassaki.

Durante o evento serão disponibilizados os serviços de interpretação em libras e áudio-descrição e os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente aos participantes.

Romeu Kazumi Sassaki – É ministrante de cursos e palestras sobre a inclusão aplicada ao mercado de trabalho, à educação, ao meio físico, ao lazer, ao desporto, ao turismo, às artes e à mídia. Sua experiência profissional abarca 51 anos como consultor em assuntos de pessoas com deficiência; 14 anos como professor universitário, e 10 anos como orientador profissional do Instituto de Reabilitação, da Universidade de São Paulo.

Sassaki foi consultor do Banco Mundial, Programa de Deficiência & Desenvolvimento Inclusivo, do Departamento de Desenvolvimento Humano (Washington, DC, EUA); e de Secretarias de Educação em várias partes do Brasil. É autor e co-autor de livros, artigos e traduções na área da inclusão, reabilitação, empregabilidade e outras que tratam da pessoa com deficiência.

Alargando sua atuação, Romeu Sassaki é coautor de documentos oficiais, tais como: “Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho”, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2002; “Subsídios para a Elaboração de uma Política Estadual de Educação Profissional e Geração de Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência”, Fundação da Criança, do Adolescente e da Integração do Deficiente, Secretaria Especial da Solidariedade Humana, do Estado de Goiás, 1999. Também traduziu vários documentos internacionais sobre a pessoa com deficiência, sendo que o mais importante foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência.

Serviço:

Quando: 27 de junho

Onde: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – UFPE

PROGRAMAÇÃO

18h30 – Lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual (revista trimestral eletrônica e gratuita www.rbtv.associadosdainclusao.com.br)

19h – Lançamento e distribuição do Diálogos entre Arte e Público – Caderno de Textos III

19h30 – Apresentação do curta-metragem Casa dos Estranhos

20h – Palestra sobre acessibilidade comunicacional – Romeu Kazumi Sassaki

Fonte: Prefeitura do Recife

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017