Audiodescrição: uma realidade na TV brasileira

A primeira vez que tive contato com o sistema de audiodescrição foi numa exibição de cinema do filme "Ensaio sobre a Cegueira", em agosto de 2009. A sessão foi para um público pequeno formado por cerca de cinquenta pessoas, maior parte familiares de pessoas com deficiência visual que também marcaram presença na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju. Naquela época, o evento ocorreu na semana de lançamento do selo dos Correios comemorativo ao bicentenário de Louis Braille.

Encontros multisensoriais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Núcleo Experimental de Arte e Educação
Encontros Multissensoriais – Julho no MAM RJ O MAM, através do Núcleo Experimental de Educação e Arte, convida para o próximo Encontro Multissensorial para a partilha e a troca de experiências em torno de obras do acervo do museu.

Náufrago: com audiodescrição no Laramara

LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e os alunos do IV Curso de Audiodescrição, ministrado pela prof. Lívia Motta, têm o prazer de convidar para exibição do filme NÁUFRAGO com audiodescrição.

Os jornalistas e as pessoas com deficiência: uma relação que precisa mudar, dos dois lados

“Acessibilidade aos meios de comunicação” foi o primeiro tema tratado na tarde desta quarta-feira (27), no terceiro painel do seminário "Mídia e Deficiência – Qual o papel da comunicação no processo de inclusão?", realizado no Teatro Dante Barone. O evento integra o programa Assembleia Inclusiva e é promovido pelo grupo de trabalho da Assembleia Legislativa que debate o tema da inclusão, formado por servidores da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Superintendência de Comunicação Social, do Departamento de Gestão de Pessoas e do Fórum Democrático.

Instituição de pessoas cegas realiza Pesquisa de Recepção da Audiodescrição na Televisão Brasileira

Organização Nacional de Cegos do Brasil realiza Pesquisa Nacional de Recepção da Audiodescrição

A Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB, no cumprimento de sua função regimental de defesa de direitos e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao segmento das pessoas com deficiência visual, tem acompanhado as discussões sobre a implementação do recurso da audiodescrição nas redes sociais e grupos da Internet. Também tem recebido inúmeros contatos de pessoas e instituições afiliadas, relatando dificuldades no acesso à audiodescrição que passou a ser veiculada a partir de 1º de julho de 2011 por algumas emissoras de televisão, conforme previsto na Portaria nº 188/2010 do Ministério das Comunicações.

Escola de Rádio oferece curso de audiodescrição

A Escola de Rádio oferece curso de audiodescrição que tem por objetivo habilitar todos que tenham interesse neste recurso a construírem roteiros de audiodescrição, assim como a atuação na locução e noções dos recursos técnicos de gravação. As aulas serão teóricas e práticas, contando ainda com suporte por e-mail.

1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais/RJ

Descrição da logomarca:a logomarca traz a imagem de um dominó colorido com peças em azul, amarelo, rosa e branco, reunidas sobre fundo preto. No centro da imagem está a palavra acessibilidade. Aproveitando suas letras, como uma espécie de acróstico, aparecem as palavras diversidade, social, igualdade, inclusão, arte, cultura, diferença, humano e acesso. Ao lado, o título 1º Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais/RJ com letras brancas sobre fundo preto. Endereço do evento: Auditório da OAB-RJ, Avenida Marechal Câmara, 150 – nono andar – Rio de Janeiro Estão abertas as inscrições para as Comunicações do "I Seminário Estadual de Acessibilidade em Museus".
Os trabalhos enviados devem seguir a temática do Seminário. As apresentações serão realizadas por meio de e-pôster ou slides. Uma comissão avaliará os trabalhos, segundo critérios de clareza e pertinência ao tema.

Congresso realizará seminário para avaliar os primeiros dias da audiodescrição no Brasil

Seminário Avaliação dos Primeiros 45 Dias de Áudio-descrição nas Televisões Brasileiras
Direito à Informação e à Comunicação da Pessoa Com Deficiência
EM PARCERIA, DEPUTADA LUÍZA ERUNDINA, SENADOR LINDBERG FARIAS E DEPUTADA ROSINHA DA ADEFAL PROMOVEM EVENTO PARA DISCUTIR OS PRIMEIROS 45 DIAS DE SERVIÇOS DE AUDIODESCRIÇÃO NAS TELEVISÕES BRASILEIRAS