Audiodescrição na TV aberta: demorou, mas chegou

Julho é um mês especial para a comunidade de deficientes visuais, para os que apoiam a audiodescrição e para todos os que lutam por um mundo mais acessível. Marca o início de uma evolução na televisão brasileira que merece o nosso apoio e reconhecimento. Motivo: vai começar a audiodescrição na TV aberta.

Audiodescrição na Tv aberta: Fabrícia Umena

A audiodescrição já foi pauta aqui do blog algumas vezes, por se tratar de um recurso de acessibilidade e autonomia imprescindível para as pessoas com deficiência visual. E neste mês tão especial, não poderia ser diferente. Eu explico: é que de primeiro de julho de 2011 em diante, os canais de TV aberta passam a ser obrigados a inserir audiodescrição na programação televisiva.

Para começar, serão duas horas semanais. Pouco tempo, se calcularmos 24 horas vezes 7 dias, que resulta em 168 horas por semana. Outro detalhe: o recurso não estará disponível na TV aberta analógica, será transmitido somente na TV digital. Por isso, a repercussão é grande entre as pessoas com deficiência. umas comentam que o tempo deveria ser maior. Outras, que o recurso de audiodescrição deveria estar presente também na TV com sinal analógico. Mesmo com o pouco tempo de duração e com o acesso restrito, a audiodescrição finalmente começa a conquistar espaço na televisão brasileira e quem ganha são os deficientes visuais.

pesquisando na internet, descobri que a MTV irá transmitir o "Comédia MTV". Já o SBT adaptou a edição de sábado do "Jornal da Manhã" e também o seriado "Chaves", que irá ao ar toda sexta-feira, das 18 às 19:30.

Na última edição do "Fantástico" foi ao ar uma matéria mostrando o que a Globo irá exibir a partir de hoje. Se você ainda não viu, CLIQUE AQUI e assista

Não encontrei o que as outras emissoras de TV aberta irão transmitir. Mas em breve saberemos, já que todas precisarão cumprir sua cota semanal. Caso contrário, poderão ser punidas com multas ou sanções.

Quem acompanha a luta pela audiodescrição no Brasil, sabe o quanto foi difícil vencer esta etapa. Muito ainda precisa conseguir, mas devagar se vai ao longe, não é?

Parabéns aos que lutaram incansavelmente para que tivéssemos audiodescrição na TV aberta brasileira, aos que continuarão lutando para ampliar esta proposta e aos audiodescritores, pessoas que demonstram, com o talento e as palavras, o que é fazer audiodescrição.

Fonte: O Blog de Fabrícia Umena

Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
Estive em uma Oficina de Audiodescrição, em Porto Alegre, que além de recarregar as energias,
Com o avanço tecnológico e a mudança de hábitos, atividades tradicionais desaparecem e cedem lugar


Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
Estive em uma Oficina de Audiodescrição, em Porto Alegre, que além de recarregar as energias,
Com o avanço tecnológico e a mudança de hábitos, atividades tradicionais desaparecem e cedem lugar