Audiodescrição no computador: uma alternativa de baixo custo

Desde o dia 1º de julho, temos recebido emails, twets, comentários pelo Facebook de pessoas ansiosas por assistirem os programas que, até o momento, apenas a Rede Globo, o SBT e a MTV estão transmitindo com audiodescrição. Para aqueles que ainda não puderam adquirir um televisor digital, apresentamos aqui uma alternativa: audiodescrição no computador.

audiodescrição no computador ao invés da TV Digital

A Globo está transmitindo o Tela Quente nas noites de segunda-feira e o Temperatura Máxima nas tardes de domingo, enquanto o SBT transmite o Chaves as sextas-feiras a partir das 18:00h e aos sábados as 6:00h. Já a MTV optou por veicular a audiodescrição no Comédia MTV as 00:15h das quartas-feiras, com reprise aos sábados as 22:15h.

Parte dos comentários vem de pessoas tristes porque a TV digital ainda não chegou em suas cidades, parte queixando-se por estarem com problemas para acessar o SAP em suas TVs por assinatura, parte reclamando por não terem condições de adquirir um televisor digital – os mais caros disponíveis atualmente nas lojas.

Em relação às cidades que ainda não possuem alguma emissora transmitindo no sistema digital de televisão, só podemos pedir que tenham paciência pois, de acordo com promessas do governo, até 2016 todos os 5 mil municípios brasileiros estarão recebendo o sinal de todas as emissoras em sistema digital. Quanto aos problemas de recepção para aqueles que possuem TV por assinatura, estamos procurando nos informar e prometemos repassar essas informações quando tivermos um panorama mais completo da situação.

Audiodescrição no computador

No entanto, temos uma boa notícia para aqueles que ainda não podem adquirir um televisor digital, mas possuem um computador. Trata-se de um produto cujo preço varia entre R$ 100,00 e R$ 170,00que transforma seu computador em um receptor de televisão Full HD. Testei um desses produtos em minha casa e funcionou direitinho!

O produto chama-se Visus TV. Comprei o modelo Xtreme, que vem com uma anteninha de UHF, uma placa de captura que deve ser conectada a uma porta USB do seu computador e um CD com o software Total Mídia. A instalação da anteninha e da placa de captura são bastante simples, mas você vai precisar de alguém que enxergue para ajudá-lo a instalar e fazer a configuração inicial do software. Aliás, o grande problema desse produto é justamente a pouca acessibilidade do Total Mídia, mas, por meio de teclas de atalho é possível fazermos o básico, ou seja, selecionar o canal de televisão que queremos assistir e também ativar o SAP para ouvirmos a audiodescrição. Ainda não testei outros recursos do software como, por exemplo, a possibilidade de gravar os programas e ainda copiá-los para um DVD.

Atualização em 17/07/2011: em contato com o suporte da Visus [suport@visustv.com.br], fui informado que o produto também funciona com o Windows Mídia Center, sendo necessário configurá-lo para o padrão Taiwan. Lembrando que o Windows Mídia Center só está disponível nas versões Home Premium ou superiores do Windows.

Alguns requisitos mínimos para que você possa pensar em usar seu computador como um televisor digital:

– Processador: Dual Core ou superior;
– Memória RAM: podem acontecer alguns travamentos de imagem com 1 GB de memória, o ideal é 2GB ou mais;
– Porta USB 2.0;
– Sistema Operacional: Windows XP, Vista ou Windows 7;
– O fabricante não se responsabiliza caso você tenha problemas de recepção em virtude de condições topográficas.

Além do Visus TV, encontramos outros produtos semelhantes na Internet como, por exemplo, o Pen TV. Falamos aqui apenas do Visus TV porque este foi o produto que testamos, mas acreditamos que os outros devem funcionar da mesma forma. Inclusive, de acordo com um amigo que já chegou a ver o Pen TV em funcionamento, os dois produtos parecem ser realmente muito semelhantes. Também encontramos um software chamado Blaze que parece ser mais acessível para nossos leitores de telas, mas os testes com este software precisam ser aprofundados.

Enfim, transformar seu computador em um televisor digital não pode ser considerada como uma solução definitiva, mas certamente é um quebra-galho de baixíssimo custo para aqueles que querem assistir a televisão com o recurso da audiodescrição, mas estão sem condições de adquirir um televisor digital em curto prazo.

Para quem quiser arriscar, acesse o site do VISUS TV.

Paulo Romeu

Mais sobre audiodescrição
Segundo a Enciclopédia de Filosofia de Christoph Lumer, a justiça é um conceito abstrato que
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou hoje, 14, no Diário Oficial
O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também


Mais sobre audiodescrição
Segundo a Enciclopédia de Filosofia de Christoph Lumer, a justiça é um conceito abstrato que
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou hoje, 14, no Diário Oficial
O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também