Audiodescrição TV Globo: desta vez, todas na ferradura

Nesta semana publiquei um comentário sobre a qualidade da audiodescrição nos programas que a TV Globo está transmitindo com audiodescrição: Audiodescrição Globo:uma no cravo, outra na ferradura. Fiz alguns elogios e algumas sugestões para melhorar o serviço de audiodescrição da emissora. Mas hoje, no temperatura Máxima: audiodescrição TV Globo: nenhuma batida no cravo, todas foram na ferradura!

Audiodescrição Globo: Carinha triste

PraCegoVer: ilustração de carinha demonstrando profunda tristeza.

Liguei a televisão, sintonizei o canal 501 que corresponde a Globo HD da NET, me preparei para assistir com meu filho caçula ao filme "Casa Monstro" com audiodescrição. Assim que o filme começou, ativei o segundo canal de áudio usando a teclinha verde do controle remoto da NET.

Que decepção: ao invés de transmitir a audiodescrição pelo SAP, a emissora transmitiu a versão em inglês do filme exatamente como fazia antes da entrada em vigor da Portaria 188 do Ministério das Comunicações.

Peguei o telefone e liguei para o número 4002-2884, Central de Atendimento ao Telespectador da Globo, mas a atendente somente soube me dizer que, por aquele canal de comunicação, eles exclusivamente recebiam críticas e sugestões referentes aos programas e que eu deveria entrar em contato com a operadora de TV por assinatura.

Pois bem, liguei para a NET. A atendente foi muito atenciosa, ligou para o suporte técnico deles enquanto eu aguardava na linha. Depois de alguns minutos, ela retornou dizendo que a informação que recebeu do suporte foi: a NET estava recebendo da Globo dois sinais de áudio, um em português no áudio principal e outro em inglês no secundário.

Então voltei a me comunicar com a Globo, mas, desta vez, usei o "Fale com a Globo" pelo site da emissora (www.redeglobo.com.br). Depois de fazer meu cadastro – condição para que se possa usar esse serviço, depois de precisar da ajuda de um vidente para que pudesse passar por aqueles "malditos" captchas que são hoje o maior problema de acessibilidade na Internet para as pessoas cegas, consegui trocar as seguintes mensagens com eles:

Eu disse:

Moro em São Paulo e sou assinante da NET HD. No segundo canal de áudio do canal 501 está a versão do filme Casa Monstro falada em inglês. Cadê a audiodescrição!?!?!?

Globo respondeu:

Agradecemos o contato, mas a Central de Atendimento ao Telespectador esclarece dúvidas ou fornece informações complementares exclusivamente sobre conteúdos da programação da Rede Globo. Para entrar em contato com a Central de Relacionamento da NET, ligue para 10621 ou acesse o site www.net.globo.com.

Então respondi:

Liguei para a NET.
A atendente falou com o suporte técnico deles enquanto eu aguardava na linha.
Ela me disse que verificaram o sinal que estão recebendo da Globo e constataram que tem apenas 2 sinais de áudio: em português no áudio principal, e em inglês no 5.1.
Portanto, reforço minha solicitação para que esclareçam: cadê a audiodescrição no SAP do Temperatura Máxima de hoje?

Depois desta última mensagem, não recebi mais resposta deles.

Mas amanhã é um novo dia, dia em que teremos audiodescrição no "Tela Quente". Vamos esperar que tenha sido apenas um probleminha técnico já solucionado pela emissora.

Mas fica o alerta – Audiodescrição TV Globo: desta vez, todas na ferradura!

Atualização em 08/08/2011 as 21:30 – Realmente, o filme Casa Monstro foi transmitido com audiodescrição pela TV Globo em UHF, conforme informações que recebemos de pessoas de outras cidades de São Paulo e também de outros estados. Então, onde está o problema? Para nós, espectadores, sem conhecimentos e sem informações técnicas sobre o funcionamento da radiodifusão, fica apenas o gosto amargo de que talvez não venhamos a saber.

Paulo Romeu

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às