Audiodescrição na TV Globo:uma no cravo, outra na ferradura

Desde o início da vigência da Portaria 188, tenho acompanhado todos os programas que o SBT, a Globo e a MTV estão transmitindo com audiodescrição. Sabemos que trata-se de um recurso ainda recente e que pode melhorar. Neste artigo fazemos uma avaliação da audiodescrição na TV Globo, batendo tanto no cravo quanto na ferradura.

Audiodescrição na TV Globo: Foto de Zohan atravessando uma parede, empunhando um secador de cabelos como se fosse uma arma

Inclusive, atendendo a pedidos, abro aqui um parênteses para novamente divulgar os dias e horários em que cada emissora está veiculando seus programas audiodescritos:

  • Audiodescrição na TV Globo: Temperatura Máxima nas tardes de domingo e Tela Quente nas noites de segunda-feira;
  • Audiodescrição no SBT: Chaves no início da noite de sexta-feira e início do dia aos sábados;
  • Audiodescrição na MTV: Comédia MTV nas noites de quarta-feira com reprise nas noites de sábado.

Continuamos aguardando que emissoras como Record, Bandeirantes, Rede TV e muitas outras divulguem quais programas pretendem audiodescrever, e a data em que pretendem iniciar a prestação desse serviço.

Mas hoje quero falar especificamente sobre a audiodescrição na TV Globo.

Em minha opinião, a qualidade do serviço de audiodescrição que a Globo vem oferecendo tem melhorado paulatinamente. Vários problemas com a narração e com o roteiro da audiodescrição fizeram-me desistir de assistir aos primeiros filmes até o final, tanto no Tela Quente, quanto no Temperatura Máxima.

Audiodescrição na TV Globo: Batendo no cravo:

Mas nesta segunda-feira, no Tela Quente, tive uma grata surpresa durante a apresentação do filme Zohan – O Agente Bom de Corte. O roteiro da audiodescrição teve uma sensível, uma significativa, e porque não dizer, uma "tremenda" melhora! O nível de detalhamento nas descrições das cenas aumentou bastante, chegando até mesmo, em alguns momentos, a existir sobreposição da voz do narrador com falas menos importantes no contexto de algumas cenas do filme. Este foi um fato que me surpreendeu bastante, porque os radiodifusores, de modo geral, diziam considerar esta sobreposição um "sacrilégio" quando, na verdade, é uma prática necessária em determinadas situações. Nos filmes anteriores ocorriam longos períodos sem qualquer descrição, o que não percebi na exibição de ontem. Parabenizo a emissora por esses avanços práticos e conceituais!

Audiodescrição na TV Globo: Batendo na ferradura:

O prazer de assistir Zohan com audiodescrição só não foi completo porque, no quesito narração, a emissora novamente deixou a desejar. Houve momentos em que não consegui entender o que dizia o narrador, houve momentos em que não consegui sequer ouvir o que ele dizia, os responsáveis pela mixagem dos áudios das descrições e do filme precisam prestar mais atenção nas variações de volume do filme e fazerem os ajustes necessários no volume das descrições. Também continuo achando a locução exageradamente monocórdia. Estes são pontos que ainda precisam melhorar.

Audiodescrição na TV Globo: Balanço

Fazendo um balanço entre as batidas no cravo e as batidas na ferradura, passei toda a terça-feira bocejando de sono, mas valeu a pena ter ficado acordado até mais tarde para assistir ao programa com uma audiodescrição que começo a considerar de qualidade!

carinha Alegre

Descrição: ilustração de uma carinha demonstrando alegria

Paulo Romeu

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às