Em palestra na Abert, produtor explica como é feita audiodescrição de filmes

A tarefa de audiodescrever um vídeo é complexa e requer cuidados para preservar a integridade de uma obra audiovisual. "Uma audiodescrição mal feita pode desvirtuar o entendimento de um vídeo", explica Bruno Ribeiro, coordenador técnico de acessibilidade da produtora de filmes Lavoro Produções.

Ribeiro foi um dos palestrantes do I Seminário sobre Fiscalização da Anatel e Recursos de Acessibilidade, promovido pela Abert na última terça-feira (16), em Brasília. O encontro reuniu cerca de 50 radiodifusores, engenheiros, representantes de emissoras de TV e de órgãos do governo na sede da entidade.

Audiodescrição é a tradução falada de informações visuais. É feita nos intervalos de silêncio e pausas entre os diálogos de uma cena, para não prejudicar o som original do filme. São descritos cenários, figurinos, reações e créditos, por exemplo. Qualquer informação que não esteja na faixa sonora direta do vídeo, deve ser narrada.

A primeira e a mais importante etapa de uma audiodescrição é o roteiro. "É a criação de um texto. O profissional que escreve deve ter bom domínio da Língua Portuguesa e da linguagem audiovisual, para traduzir da melhor maneira possível as informações que estão ali no filme", afirmou Ribeiro. Além disso, o roteiro deve ser escrito da forma mais sintética possível porque há pouco intervalo entre os diálogos.

Depois de concluído o roteiro, é o momento de gravar o áudio, a narração do texto. Após essa etapa é feita a mixagem junto ao som original do filme. As falas devem ser bem ajustadas para que elas não sobreponham às dos personagens e ao som direto do filme.

Também é importante observar a qualidade da voz do locutor e a maneira como o texto é narrado. "A audiodescrição deve ser discreta e deve se harmonizar com o conteúdo do filme. A mesma entonação para um desenho animado não deve ser a utilizada para um documentário, por exemplo", explicou Ribeiro.

Como é uma atividade nova, a audiodescrição ainda não é regulamentada no Brasil. Por isso há dificuldades de profissionais no mercado. De acordo com Ribeiro, "os locutores” que narram os roteiros da produtora são atores porque eles têm a capacidade de colocar a voz em intensidades diferentes".

A produtora Lavoro foi escolhida para mostrar sua experiência em audiodescrição porque, no Brasil, é pioneira no recurso. Em 2003 trouxe pela primeira vez o Assim Vivemos, festival criado na Alemanha para exibir filmes sobre deficiência. Foi o primeiro festival em que foram exibidos filmes com os recursos da audiodescrição e a legenda oculta em todas as sessões.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da