Filme Divã será exibido no sábado (27), com audiodescrição, no Ordovás

Tornar o cinema e a cultura acessíveis a todos vai além da formação de público e da promoção de sessões a preços populares. Democratizar o acesso ao cinema passa pela adoção de recursos que garantam que todos possam acompanhar os filmes. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Centro de Cultura Ordovás, exibe o filme Divã com audiodescrição, um recurso de acessibilidade que permite aos portadores de deficiência visual compreender a obra sem dificuldade.

A sessão acontece no dia 27 de agosto, às 10h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em parceria com a AFADEV (Associação Farroupilhense dos Deficientes Visuais) na V Semana das Pessoas com Deficiência – PCD, que acontece de 21 a 28 de agosto.

Durante o evento serão distribuídas vendas para o público não-deficiente acompanhar o filme com audiodescrição. A partir dessa técnica, as imagens são traduzidas em palavras. Elas vão sendo descritas em conjunto com as falas originais ao mesmo tempo em que a imagem aparece na tela. Tal recurso não se sobrepõe ao conteúdo sonoro principal do filme, mas permite que pessoas com deficiência visual compreendam a obra, sem dificuldade.

O filme Divã é baseado na obra literária de mesmo nome da autora Martha Medeiros. Dirigido por José Alvarenga Jr., conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que não tem do que reclamar: é bonita, bem vivida, casada, mãe de dois filhos, sempre próxima a sua melhor amiga Mônica e é muito feliz. Aparentemente tudo é perfeito, o que desperta sua curiosidade em descobrir o porquê de sua vida ser tão completa. É quando Mercedes resolve fazer análise com um psicanalista, Dr. Lopes, para descobrir o motivo de não ver nem a sombra dos problemas. O que ela não imaginava era que sua vida iria mudar a partir do dia em que ela entrasse naquele consultório. Ao longo de seu tratamento psicológico descobre muitas insatisfações próprias, assim como a necessidade de se conhecer cada vez mais fundo, a vontade de aproveitar cada momento, de realizar sonhos e desejos que não sabia que existia.

O QUE: Sessão de Cinema com exibição do filme Divã com AD no Centro de Cultura Ordovás

QUANDO: 27/08/11

HORÁRIO: 10h

GÊNERO: Comédia

DURAÇÃO: 90 min.

ENTRADA FRANCA.

DIREÇÃO: José Alvarenga Jr

PRODUÇÃO: Brasil / 2009

ELENCO: Lília Cabral, José Mayer, Alexandra Richter, Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini, Paulo Gustavo, Eduardo Lago, Julianne Trevisol, Vera Mancini, Johnny Massaro, César Cardadeiro, Duda Mamberti, Helena Fernandes, Alberto Szafran.

INFORMAÇÕES:

Centro de Cultura Ordovás

Rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo

(54) 3901-1316 c/ Cássio

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme


Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme