OS SMURFS TERÁ EXIBIÇÃO ESPECIAL COM AUDIODESCRIÇÃO neste sábado

A Sony Pictures em parceria com o Unibanco Arteplex realiza sessão com audiodescrição para deficientes visuais do filme Os Smurfs neste sábado, 27 de agosto, no Shopping Frei Caneca.

Convite Smurfs

PraCegoVer: Os Smurfs, pequenas criaturinhas azuis medindo aproximadamente 15 centímetros, estão em pé sobre uma pedra em frente a um lago, dentro de um parque arborizado. Ao fundo há alguns edifícios altos e o céu está nublado. Eles posam para o cartaz do filme. Da esquerda para a direita temos Smurf Desastrado, equilibrando-se para não cair da pedra; depois, Smurf Ranzinza com a cara fechada e os braços cruzados sobre o peito; em seguida está Smurf Gênio sorrindo com seus óculos de aros pretos, um livro debaixo do braço e um lápis atrás da orelha; Papai Smurf está bem na frente usando óculos escuros e de braços cruzados; ao lado dele está Smurfette, fazendo uma pose charmosa com um dos joelhos levemente dobrados, o rosto virado e uma das mãos tocando o liso e comprido cabelo loiro, por último está Smurf Arrojado, o único ruivo da turma. Ele tem uma expressão desafiadora e levanta uma das mãos fechadas na altura do rosto. Desastrado, Ranzinza e Gênio usam roupas tradicionais dos Smurfs: calça, sapatos e gorros brancos, deixando o peito nu. Papai Smurf é o único que usa calça, sapatos e gorro vermelhos. Ele tem barba branca e bigode bem cheios. Smurfette usa um vestido branco que deixa as canelas à mostra. Usa sapatos com um pequeno salto e gorro brancos. Arrojado usa sobre a roupa tradicional dos S

O evento conta ainda com apoio de Rosangela Barqueiro, relações institucionais da Fundação Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, Paulo Romeu Filho, articulador do Movimento pela Audiodescrição no Brasil e criador do Blog da Audiodescrição e Laércio Sant’anna, analista de sistemas da PRODAM, empresa que oferece serviços nas áreas de Tecnologia da Informação, em projetos de inclusão.

Pouco explorada no Brasil, a audiodescrição é um importante recurso diferencial que permite às pessoas com deficiência visual compreenderem em sua totalidade uma obra, seja ela um filme, um programa de televisão, uma peça de teatro, etc; proporcionando uma narrativa paralela de cenários, personagens e atitudes não descritas nos diálogos.

As últimas pesquisas do IBGE revelam que cerca de 14,5% da população brasileira é portadora de alguma deficiência visual, seja ela total ou parcial. A maior proporção se encontra no Nordeste (16,8%) e a menor no Sudeste (13,1%). Entretanto, os dados ainda são bastante controversos, o que nos leva a crer que os números podem ser ainda maiores.

Em Os Smurfs, o feiticeiro malvado Gargamel persegue os pequenos azuis até deixarem a sua vila, fazendo com que caiam através de um portal mágico, e venham parar no nosso mundo, na verdade, em pleno Central Park de Nova York. Com apenas 3 maçãs de altura e presos na “Big Apple”, os Smurfs precisarão encontrar um modo de voltar à sua vila antes que Gargamel os encontre.

Fonte: Cine Planeta

Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua


Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua