Perfeito: fica mais perfeito com audiodescrição

A audiodescrição do curta "Perfeito" é meu primeiro roteiro solo. Nesse pouco mais de um ano de contato intensivo com a AD, já revisei roteiros elaborados por outros audiodescritores, dividi a autoria de alguns trabalhos e me aventurei, sempre acompanhada, em audiodescrições ao vivo. Mas esta foi a primeira vez que enfrentei sozinha o desafio de verter imagens para palavras.

Tudo começou com um exercício proposto pela Letícia Schwartz em um dos primeiros encontros do nosso grupo de estudos aqui em Porto Alegre. A ideia era selecionar um vídeo qualquer com até três minutos de duração e botar a mão na massa. Hoje, a impressão que tenho é que não fui eu quem topou na rede com essa animação assinada pelo Maurício Bartok, jovem e talentoso artista paulistano radicado no Rio de Janeiro: "Perfeito" me escolheu para audiodescrevê-lo. Três minutos sem diálogos, só trilha e efeitos, e uma mensagem sensível e bem-acabada que, de certa forma, traduz o modo perfeccionista (sim!) com que costumo me entregar ao trabalho.

Minha grande preocupação foi preservar o diálogo mantido entre imagem, trilha e efeitos. É ali, no vértice desses três elementos narrativos, que reside a enorme carga dramática do curta. O ritmo da AD deveria, portanto, respeitar esses tempos dramáticos, e a produção exigiria um cuidado extra tanto na escolha do timbre do narrador como na montagem e mixagem da banda audiodescrita.

Os colegas do grupo (entre eles, Jorge Rein, Tina Gonçalves, Bruno Paiva e Glaci Braga) receberam muito bem minha proposta e tiveram papel decisivo na revisão do roteiro, que também submeti ao crivo da Lívia Motta, grande mestra que me introduziu no universo apaixonante da AD. A voz do Fernando Waschburger, o narrador que, gentilmente, cedeu seu timbre a essa produção, casou perfeitamente com a intenção do curta. E a competência do Gabriel Schmitt como técnico de áudio assegurou ao produto final a precisão e a sensibilidade exigidas. A narração do Wasch foi captada no estúdio doméstico da minha grande amiga e colega Marcia Caspary, locutora experiente e audiodescritora das mais aplicadas e promissoras.

Perfeito
Direção: Mauricio Bartok – mauriciobartok.blogspot.com
Audiodescrição: Mil Palavras
roteiro: Mimi Aragon
narração: Fernando Waschburger

Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Natal da Turma da Mônica" é um desenho já bem antigo, mas que apaixona
A 7ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas tem início nesta quinta-feira, dia 14 de novembro,


Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Natal da Turma da Mônica" é um desenho já bem antigo, mas que apaixona
A 7ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas tem início nesta quinta-feira, dia 14 de novembro,