Recife terá quatro filmes com audiodescrição neste sábado

Cinema para se ouvir

O Cinema São Luiz exibirá, neste sábado (27), quatro filmes para um público especial composto principalmente por pessoas cegas e com baixa visão, que contarão com um serviço de audiodescrição. Os títulos são Café Aurora, Anima Libras, Casa dos Estranhos e Recife Frio que serão exibidos das 14h às 16h respectivamente. Haverá também um debate com os produtores dos filmes.

A agenda integra a XI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (SEPCD), cujo tema deste ano é Cultura: Um direito de todos. Seu objetivo é promover a inclusão social do segmento através de atividades artísticas e culturais.

Com shows das bandas Tribo de Jah, Segnos e do cantor Arlindo dos 8 Baixos, além de exposições, oficinas artísticas, sambadas de rua, feiras de artesanato, caminhadas, gincanas, capoeiras, sambadas, panfletagens e debates, a programação segue até o próximo domingo (28/08).

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco (SEDSH), através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência(SEAD), a XI SEPCD teve início no último dia 21 e prossegue até o próximo domingo(28) nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. "A arte e o lazer são fundamentais à saúde e à socialização de qualquer cidadão e, as pessoas com deficiência, por suas especificidades, carecem de mais oportunidades para desfrutar a vida", afirma superintendente da SEAD, João Rocha.

Mostra de Cinema

Local: Cinema São Luiz

Data: 27/08/11

Hora: 14h00 às 16h00

Programação:

Café Aurora – Dir. Pablo Polo – Duração: 19 minutos

Sinopse – A produção mostra a relação amorosa que surge entre duas pessoas com necessidades especiais. Uma artista plástica cega e um atendente de lanchonete surdo.

AnimaLibras – Prod. FotoLibras

Vídeo em stopmotion realizado pela primeira turma do ANIMALIBRAS2011.

Duração: 09 minutos

Casa dos Estranhos – Realização: Cremepe e CFM; Dir. Pablo Polo – Duração:20 minutos

Sinopse – Casa dos Estranhos narra a experiência de cinco pessoas que convivem isoladas dentro de uma casa e de um estranho triângulo amoroso que acontece em um bar. Nesses dois ambientes, surge uma história que explora as diferenças físicas e comportamentais e a reação das pessoas diante das variadas formas de preconceito.

Recife Frio – Dir. Kléber Mendonça Filho – Duração: 24 minutos

Sinopse – Recife Frio se passa "daqui a alguns anos", quando eventos inexplicáveis transformam a capital pernambucana numa cidade fria, chuvosa, revolucionando costumes e toda uma sociedade que surgiu tropical.

Fonte: Blog de Sinésio

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo