Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Departamento de Letras
Coordenação Central de Extensão
Da Imagem à Palavra: Produzindo Roteiro de Audiodescrição – Curso Livre
Local:Unidade Gávea
Período de Aulas: 24/10/2011 a 14/12/2011 – Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30.
Obs – Haverá duas aulas externas nos dias 30 de novembro e 05 de novembro na empresa CPL em Botafogo, na rua 19 de fevereiro, nº 163, no mesmo horário do curso.
Introdução: A audiodescrição (AD) é a transformação de imagem em texto, realizada em peças teatrais, cinema, televisão, exposição em museus, cujo fim prioritário é tornar acessíveis esses eventos culturais aos deficientes visuais e a pessoas com outras necessidades especiais (como pessoas com deficiência intelectual e dislexia). O trabalho da AD consiste na elaboração de um roteiro e, posteriormente, na sua narração por um locutor em um canal de som complementar ao canal principal do evento cultural. O curso, introdutório para a formação em audiodescrição, será composto por aulas teóricas e práticas e abordará as diferentes técnicas e etapas para a produção da audiodescrição de acordo com o tipo de evento, com ênfase em filmes. O curso tem por finalidade formar profissionais que contribuam para promover a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.
Objetivo:
-
Apresentar a audiodescrição e suas especificidades conforme o evento ou meio em que será disponibilizada;
-
Capacitar os alunos a produzirem roteiros de audiodescrição de acordo com o tipo de produto/evento;
-
Capacitar os alunos para diferenciarem os diversos tipos de locução, de acordo com o tipo de produto;
-
Capacitar os alunos para operarem o software para gravação da locução da AD.
Público Alvo: Estudantes e profissionais das áreas de letras e tradução, comunicação, artes cênicas, locução, profissionais que atuam junto a pessoas com deficiência visual e demais interessados, com bom domínio da língua portuguesa e conhecimentos básicos de informática.
Carga Horária: Este curso tem carga horária de 46 horas.
Programa:
-
Deficiência visual: representação e alteridade desse grupo na sociedade
-
Histórico e Legislação da Audiodescrição
-
Diferentes tipos de audiodescrição
-
Diferentes etapas de produção de acordo com tipo de AD
-
Normatização
-
Prática com orientações para AD de imagens estáticas
-
Prática com orientações para AD de imagens dinâmicas
-
Noções e demonstração de diferentes tipos de locução
-
Noções básicas dos processos de gravação, edição e montagem de áudio
Haverá participações especiais durante o curso. Estão planejadas a presença de um deficiente visual para esclarecimentos das necessidades específicas e avaliação dos trabalhos, um ator audiodescritor, um especialistas nos recursos tecnológicos específicos para a AD.
Professora: Larissa Costa, doutoranda em Estudos da Linguagem (PUC-Rio), é audiodescritora desde 2008 com formação em roteiro e locução de AD pelo CPL. Fez workshops com Joel Snyder (Audio Description Associates) e Bernd Benecke (Bayerischer Rundfunk). Participa desde 2008 do Projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito no CCBB. Em 2009 fez AD do livro Os Inclusos e os Sisos e em 2011 audiodescreveu a Exposição Muito Especial. O curso contará com a parceria da empresa CPL – Soluções em Acessibilidade.
Matrícula: Até 17/10/2011
Obs: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.
O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email [email protected] ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.
Investimento: O curso poderá ser pago em 3 parcelas de R$ 450,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s). Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Certificado: O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
-
Vagas limitadas.
-
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
-
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
Fonte: Coordenação Central de Extensão da PUC-RJ