Educação Especial e Inclusão Social na pauta da semana

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos professores, a Secretaria de Educação de Olinda realiza, de 20 a 26 de setembro, o seminário Educação Especial com Inclusão Social, voltado para professores, coordenadores e diretores da rede. O evento acontece no Flat 4 Rodas, no dia 20, de 8h às 13h para coordenadores e diretores e nos dias de 21 a 23 e 26, de 8h às 17h, para os docentes.

Entre os temas abordados estão: Deficiência Intelectual – da Segregação à Construção da Cidadania; Cegueira – Mitos e Pré- conceitos; As Línguas no Contexto da Educação de Surdos; Influência da Família no processo de Educação da Pessoa com Deficiência Física/Motora.

De acordo com a chefe da Divisão de Inclusão, Egline Galdino, o aumento de alunos especiais matriculados na rede, reforça a importância de ampliar os conhecimentos dos profissionais de ensino para melhor atender esses alunos e promover a inclusão. "Segundo dados do senso ano passado tínhamos 200 alunos especiais matriculados, esse ano o número subiu para cerca de 500", comemora.

Egline explica que os alunos especiais do município freqüentam a escola regular e no contra-turno participam das atividades nas salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). As salas possuem equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos específicos, para apoiar de forma complementar aos alunos com superdotação ou de forma suplementar aos alunos com deficiência no ensino regular.

Programação

20/09/11 – Terça-feira

Manhã: Gestora Albanize Cardoso

Terezinha Mônica Sinício Beltrão

Seminário: ¨Educação Especial com Inclusão Social¨

Novas Concepções/Quebra de Paradigmas

Educação e Diversidade

21/09/11 – Quarta-feira

Manhã: Intelectual

Profª Maria do Carmo
Deficiência Intelectual- da segregação à construção da cidadania

Conceituação e evolução histórica

Síndrome de Down

Características e desenvolvimento

Escolarização das pessoas com déficit cognitivo

T.D.A.H

Tarde: Intelectual

Profª Maria do Carmo

Psicose e Autismo

Paralisia Cerebral

Noções básicas de Paralisia Cerebral

Desenvolvimento em crianças com Paralisia Cerebral

Escolarização da pessoa com paralisia Cerebral

22/09/11 – Quinta-feira

Manhã: Visual

Profª Maria do Bom Parto

Cegueira – Mitos e Pré- conceitos

Tiflologia

Tiflopedagogia

Atuação do professor junto ao aluno com deficiência visual
Técnicas de alfabetização ( criança e adulto )

Tiflologia

Os cegos e a representação gráfica do pensamento

Origem do Sistema Braille

Escrita e leitura em Braille

Legislação

Áudio Descrição

Tarde: Visual

Profª Maria do Bom Parto

Sistema Braille

Adaptações de Materiais

Tecnologia: Dosvox e NVDA

23/09/11 – Sexta-feira

Manhã: Surdez

Profª Lúcia Inez Barreto

Abordagens Educacionais (análise crítica):

Oralismo

Comunicação total – português sinalizado

Bilingüismo – Língua de Sinai e português escrito

Atendimento Educacional Especializado

Tarde: Surdez

Profª Lúcia Inez Barreto

As Línguas no Contexto da Educação de Surdos

26/09/11 – Segunda-feira

Manhã: Física/Motora

Profº João Ferreira

Aspectos Históricos

Influência da Família ao processo de Educação da Pessoa com Deficiência Física/Motora.

Conceito e Classificação

Causas, Características e prevenção

Tarde: Física/Motora

Profº João Ferreira

Implicações pedagógicas

Tecnologias Assistivas

Perfil do Professor

Repasses de Experiências.

Por Ana Paula Gomeze

Fonte: Sua Cidade | Olinda

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