Grupo Terra foi ao cinema assistir Os Smurfs

Uma pequena amostra do que aproximadamente 100 pessoas puderam presenciar Na sessão com audiodescrição de "Os Smurfs"

foto 1

foto 2

Eu, o casal Maria Rita e Cleber, Silvia, Lena e Sandra

A ONG Grupo Terra tem a missão de promover a inclusão de pessoas com deficiência visual através do esporte, lazer e cultura. No sábado, 27 de agosto de 2011, fomos convidados a assistir ao filme "OS SMURFS".

foto 3

Equipe da Sony Pictures e da empresa Iguale

A sessão de cinema OS SMURFS, dublado e com audiodescrição ao vivo foi uma iniciativa da Sony Pictures e do Unibanco Arteplex.

foto 4

No hall de entrada do cinema, um pouco antes da sala na qual o filme seria exibido, a Sony Pictures disponibilizou algumas criaturinhas azuis de pelúcia para que os deficientes visuais pudessem tocá-las.

foto 5

Maria Rita, conhecendo os Smurfs e fazendo novos amigos.

foto 6

Uma pessoa descrevia a Smurfete, o Papai Smurf, o Gênio e também explicava que o tamanho de um Smurf é equivalente a três maçãs empilhadas uma em cima da outra.

foto 7

foto 8

Lúcia, voluntária do Grupo Terra e Roseli, atriz de teatro.

foto 9

Sandra e Lena que gostaram muito do filme.

foto 10

foto 11

Para assistir ao filme todos receberam fones de ouvido. A audiodescrição possibilita uma melhor compreensão do filme para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

foto 12

Foi instalada uma cabine dentro da sala de cinema e a descrição das cenas que não tinha fala era feita ao vivo. Em vários momentos fechei os meus olhos e me concentrei no que estava ouvindo. Percebi sons e ruídos que de olhos abertos provavelmente não teria notado.

O meu convívio com as pessoas do Grupo Terra e as experiências que dividimos nos nossos passeios e atividades sempre me ensinam a enxergar melhor com a cegueira.

foto 13
Eu, Lúcia, Sandra, Silvia, Maria Rita e Lena

foto 14

Roseli levou o sobrinho para assistir Os Smurfs. Na sala do cinema, antes do filme começar, as pessoas se reencontravam e conversavam alegremente. Os cães-guia eram uma atração a parte.

foto 15

foto 16

foto 17

O filme Os Smurfs, muito bem feito e com uma fotografia belíssima é para ser visto por pessoas de qualquer idade. Em um determinado momento a mão de Grace Winslow (Jayma Mays) toca a mão da Smurfete. Achei essa cena do filme extremamente bonita e delicada. Num ímpeto peguei a minha câmara e consegui fotografar enquanto Grace dizia para Smurfete: “toque a sua mãozinha aqui na minha mãozona". A amizade da Smurfete com uma humana estava selada para sempre. E eu pela primeira vez fotografei uma imagem da tela do cinema.

foto 18

ONG Grupo Terra – grupoterra
email: grupoterra@grupoterra.org

Fonte: Viajando

Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua


Mais sobre audiodescrição
Visando contribuir com as ações de enfrentamento contra à pedofilia e violência sexual que ganham
Cerca de 15 adolescentes e crianças cegas entre 2 e 16 anos da Associação dos
O Dia da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua