Objetos ganham vida no FITO

Se olharmos ao nosso redor, é possível observar uma infinidade de objetos. Produtos com utilidades bem definidas, com uma concepção muito estreita de "serventia". Mas, olhe melhor. A vista pode até enganar, mas a imaginação sabe que, por trás de conceitos pragmáticos, os objetos podem ser motor para a criação de mundos (im)possíveis, histórias, em resumo, para uma abstração sem limites.

Venezuela apresentará ciclo de filmes com audiodescrição e legendas

Este viernes a las 2:30 de la tarde se iniciará en la cinemateca del Museo de Bellas Artes, en Caracas, el ciclo permanente Cine accesible, denominado así porque le permitirá a personas con discapacidad visual y auditiva, acceder a los espacios cinematográficos públicos, a través de los métodos de audiodescripción y de subtitulados diferenciados por color, de acuerdo con cada personaje.

Acessibilidade à TV digital para pessoas com necessidades especiais

A cada dia aparecem novas telas e dispositivos que nos permitem aceder por meio de imagens em movimento e som ao entretenimento, à cultura e à educação. Os dispositivos móveis e os computadores, as pequenas telas dos telefones móveis, as plataformas de jogos compartilham o universo audiovisual com os meios tradicionais como o cinema e a televisão. Os meios audiovisuais converteram-se em uma das bases da socialização.

AGAPASM promove debates na 57ª Feira do Livro em Porto Alegre

Pelo segundo ano consecutivo, eu, Alex Garcia, Presidente da Agapasm, Pessoa Surdocega, Especialista em Educação Especial, estarei recepcionando diversos colaboradores na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre nos dias 12 e 13 de novembro de 2011, para juntos debatermos temas relevantes para as Pessoas com Deficiência.

Agora é a vez de Nosso Lar, no CCBB do RJ e SP – com audiodescrição e legendas

O projeto "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito" (CNLA) exibe o filme "Nosso Lar", nos dias 5 e 6 de novembro (às 15h), em São Paulo, e 12 e 13 (16h), no Rio de Janeiro, com recursos inclusivos – ou seja, com audiodescrição e closed caption para que pessoas com algum tipo de deficiência visual ou auditiva compreendam mais facilmente o filme sem precisar do auxílio de outras pessoas para que isso aconteça.

Audiodescritora solicita retificação de informações para a Agência Brasil

Esta semana está ocorrendo o Seminário sobre Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência no âmbito da Comunidade dos países de Língua Portuguesa – CPLP. Fui convidada, juntamente com outros colegas, para falar em um painel intitulado "tecnologias assistivas". Fomos apresentar o lançamento de um Núcleo de pesquisa interdisciplinar em acessibilidade criado por nós e que envolve as áreas da saúde, educação, tecnologia e tradução. É com alegria que comunico a todos a criação desse núcleo que é fruto de projeto enviado a chamada pública do MCTI.

Chamada para submissão de artigos na edição de aniversário da RBTV

O Centro de Estudos Inclusivos da Universidade Federal de Pernambuco(CEI/UFPE) e o portal Associados da Inclusão têm o orgulho de divulgar a chamada para publicação de artigos, descrições de fotos, relatos de experiência, resenhas, ou traduções, a fazerem parte do nono volume da Revista Brasileira de Tradução Visual, a entrar online em Dezembro de 2011. Nesta edição, a RBTV completará dois anos de existência.