Agora é a vez de Nosso Lar, no CCBB do RJ e SP – com audiodescrição e legendas

O projeto "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito" (CNLA) exibe o filme "Nosso Lar", nos dias 5 e 6 de novembro (às 15h), em São Paulo, e 12 e 13 (16h), no Rio de Janeiro, com recursos inclusivos – ou seja, com audiodescrição e closed caption para que pessoas com algum tipo de deficiência visual ou auditiva compreendam mais facilmente o filme sem precisar do auxílio de outras pessoas para que isso aconteça.

Nosso Lar - cartaz do filme

Imagem do cartaz do filme, com o texto "Nosso Lar". A imagem mostra o céu azul claro, onde se vê de maneira bem discreta a imagem do rosto de alguns personagens. Na base da foto, é possível ver a cidade do filme, em forma de círculo: arborizada, com um mastro no centro.

Em cartaz desde novembro de 2010, o projeto CNLA conta com uma sala de cinema acessível para o público cego e surdo, e aberta para o público em geral. O padrão closed caption transcreve através de legendas o que está sendo falado (informações literais), assim como sons não literais que ajudam ao espectador a compreender melhor o filme como música, risos, aplausos, a chuva, etc. Na audiodescrição, o sistema descreve, em paralelo ao som original, ações relevantes, mudança de cena, expressões faciais, com o objetivo de informar ao cego o que está acontecendo. "Esse era um papel que o acompanhante vidente precisava fazer: narrar baixinho durante o filme o que acontecia na tela. Hoje o cego ou o surdo são mais independentes", explica Helena Dale, curadora do CNLA.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo, e conta com acesso e facilidades para pessoas com deficiências físicas e transporte gratuito até as proximidades.

NOVEMBRO 2011:
SP: 05 e 06/11 às 15h
RJ: 12 e 13/11 às 16h

"Nosso Lar"
Direção: Wagner de Assis
Atores: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Othon Bastos, Paulo Goulart, Rosanne Mulholland, Werner Schünemann, e outros.
Duração: 102 min
Ano: 2010
Gênero: Drama
Estúdio: Cinética Filmes / MIgdal Filmes / Globo Filmes
Distribuidora: Fox Filmes do Brasil
Classificação: 14 anos
Sinopse: Ao abrir os olhos, André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor, ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.

Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do evento.

Fonte: Desculpe, Não Ouvi

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo