Durante o World Disability Day, MAQ e Wellington apresentarão o Workshop "Acessibilidade nos grandes meios de comunicação", em que demonstrarão páginas criadas com e sem acessibilidade para pessoas com deficiência e passar por pontos importantes para quem quer criar uma experiência inclusiva:
-
O leitor de tela NVDA (software livre e gratuito)
-
Saltos por elementos e landmarks
-
A importância de webstandards e diretrizes de acessibilidade web
-
Desenho universal no acesso e a harmonia entre camadas de conteúdo, estrutura e apresentação (CSS)
-
Utilização de dispositivos touch screen por pessoas cegas
-
Apresentação do Voice Over, leitor de telas nativo do iPhone – navegação na interface do dispositivo e na web com exploração dos recursos de acessibilidade
-
O que é audiodescrição. Como se aplica a páginas WEB, cinemas, teatro e televisão
-
Ver também pelo ouvido – a mais nova acessibilidade para pessoas com deficiência visual, intelectual e disléxicos.
World Disability Day: Palestrantes
MAQ
MAQ, ou Marco Antônio de Queiroz, é consultor especialista em acessibilidade digital, com 23 anos de experiência em programação de sistemas de informação no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e desenvolvedor de acessibilidade nas páginas da web desde o ano 2000.
Ministra cursos de acessibilidade Web para empresas e universidades: UNISYS, SERPRO, UNIRIO, Acesso Digital, Faculdade Cândido Mendes, Future Kids do Brasil, Porto Digital, CHESF, Prefeitura de Angra dos Reis. Pessoa cega, difusora de acessibilidade e usabilidade para pessoas com e sem deficiência. Criador e conteudista dos sites www.bengalalegal.com e www.acessibilidadelegal.com.
Wellington Alves de Lima
Wellington Alves de Lima, formado em Processos Gerenciais pela faculdade Metodista de São Paulo e técnico em massoterapia pelo Instituto Oniki do Brasil, é diretor geral e fundador da OAPCE Qualidade de Vida no Trabalho. Ele perdeu a visão aos 20 anos de idade em um acidente de trabalho, e a massagem foi a forma que encontrou para recuperar a auto-estima.
Para participar de qualquer workshop você precisa estar inscrito no World Usability Day. Além disso, há uma pequena taxa para os inscritos. Estamos finalizando o formulário e em breve você poderá se inscrever.
Fonte: UPA São Paulo