Audiodescrição passa a integrar DVDs das Disciplinas de ensino a distância

Coordenado pela professora Tatiana dos Santos da Silveira e em parceria com o setor Audiovisual do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) está sendo realizado um projeto experimental de inserção de audiodescrição nos DVDs das Disciplinas. O primeiro nesse molde foi desenvolvido para a Disciplina de Educação Inclusiva dos cursos de licenciatura. Esse projeto faz parte da política do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP).

Orelha estilizada

A partir desse experimento, novos DVDs também adotarão esse recurso que, conforme explicações contidas no livro "Audiodescrição: transformando imagens em palavras", organizado por Lívia Maria Motta e Paulo Romeu Filho, refere-se a "uma modalidade de tradução audiovisual definida como a técnica utilizada para tornar o teatro, o cinema e a TV acessíveis para pessoas com deficiência visual".

Neste contexto, a supervisora de Audiovisual, Carla Uller, acrescenta que a "audiodescrição é capaz de descrever desde uma vinheta de abertura, fotos e tabelas, até características físicas dos professores-atores que aparecem na tela".

Em complemento, a Profª Tatiana dos Santos da Silveira fala sobre a importância da audiodescrição. "A inserção da audiodescrição nos materiais audiovisuais é um grande passo em direção a Educação Inclusiva na EAD da UNIASSELVI, pois possibilita o acesso ao DVD da disciplina aos acadêmicos com deficiência visual. Estamos desenvolvendo várias ações para que a inclusão se concretize e a audiodescrição é uma dessas ações".

Fonte: Centro Universitário Leonardo da Vinci – Núcleo de Educação A Distância



Mais sobre audiodescrição