Dia da Animação 2011 está chegando, audiodescrição garantida!

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO: em 28 de outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Dia da Animação 2011 - cartaz do evento

Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA lançou, em 2002, o Dia Internacional da Animação, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 30 países.

No Brasil o "Dia Internacional da Animação" é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e conta com a participação de centenas de cidades brasileiras. Neste ano chegamos à 8ª Edição da mostra que tem como objetivo escolher e exibir filmes, atrair e gerar público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar o público de cinema no país.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostra infantil, internacional, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e, também, oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países integrantes da ASIFA como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day no mundo.

O Processo de seleção dos filmes para Mostra Nacional foi iniciado através da indicação do corpo de jurados pela ABCA. Os filmes da Mostra Nacional foram selecionados durante o mês de agosto de 2011. O Júri de seleção foi composto por Ana Lúcia do Rio de Janeiro, Daniel Pinheiro Lima de Minas Gerais, Diego Akel do Ceará, Érica Valle de São Paulo e Marcos Buccini de Pernambuco.

Além da Mostra Nacional Oficial, em 2011, o evento terá novamente Mostra Infantil, Mostra para Pessoas com Deficiência Auditiva e Mostras para Pessoas com Deficiência Visual.

Dia da Animacao 2011 - mostra para deficientes visuais

Dia da Animacao 2011 – mostra para deficientes visuais

Veja a seleção dos filmes que compoem a Mostra Para Deficientes Visuais:

Minhocas – Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes
Stop motion – 14min 20seg – 2005 – São Paulo – SP
Sinopse: Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície sendo aquele um assunto tabu, pois toda a minhoca adulta sabe os perigos existentes para as minhocas na superfície, seus pais e avô tentam em vão mudar de assunto. A noite sem poder dormir de preocupação pois teme que seu filho resolva ir sozinho a superfície, o pai de Junior decide levar o filho naquela viagem misteriosa, cheia de emoções e perigos.

Os Olhos do Pianista – Dir. Frederico Pinto
Stop motion – 5min – 2005 – Porto Alegre – RS
Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

A Fábula da Corrupção – Dir. Lisandro Santos, 2D, digital – 8min 15seg – 2010 – Porto Alegre – RS
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

Menina da Chuva – Dir. Rosaria, 2D – 6min – 2010 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis.

Para Chegar Até a Lua – Dir. José Guillermo Landi Hiertz
3D – 10in – 2005 – São Paulo/ SP
Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.

Osmar, A primeira fatia do Pão-de-Fôrma – Dir. Ale MacHaddo
Tradicional – 11min – 2008 – São Paulo – SP
Sinopse: Osmar é uma fatia de pão-de-fôrma: a primeira fatia, por causa disso tem um grande complexo de rejeição. Ele encontra, em uma revista de auto-ajuda, um cupom que pode ser trocado por uma consulta no psicólogo: o Doutor Pirre Coix Sainte. Na consulta o doutor pergunta sobre vários momentos da vida de Osmar, que relembra em flash-backs cada um deles.

O Anão que virou Gigante – Dir. Marão2D tradicional (lápis no papel) – 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ
Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

Fonte: Dia da Animação

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo