Dia da Animação 2011 está chegando, audiodescrição garantida!

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO: em 28 de outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Dia da Animação 2011 - cartaz do evento

Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA lançou, em 2002, o Dia Internacional da Animação, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 30 países.

No Brasil o "Dia Internacional da Animação" é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e conta com a participação de centenas de cidades brasileiras. Neste ano chegamos à 8ª Edição da mostra que tem como objetivo escolher e exibir filmes, atrair e gerar público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar o público de cinema no país.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostra infantil, internacional, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e, também, oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países integrantes da ASIFA como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day no mundo.

O Processo de seleção dos filmes para Mostra Nacional foi iniciado através da indicação do corpo de jurados pela ABCA. Os filmes da Mostra Nacional foram selecionados durante o mês de agosto de 2011. O Júri de seleção foi composto por Ana Lúcia do Rio de Janeiro, Daniel Pinheiro Lima de Minas Gerais, Diego Akel do Ceará, Érica Valle de São Paulo e Marcos Buccini de Pernambuco.

Além da Mostra Nacional Oficial, em 2011, o evento terá novamente Mostra Infantil, Mostra para Pessoas com Deficiência Auditiva e Mostras para Pessoas com Deficiência Visual.

Dia da Animacao 2011 - mostra para deficientes visuais

Dia da Animacao 2011 – mostra para deficientes visuais

Veja a seleção dos filmes que compoem a Mostra Para Deficientes Visuais:

Minhocas – Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes
Stop motion – 14min 20seg – 2005 – São Paulo – SP
Sinopse: Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície sendo aquele um assunto tabu, pois toda a minhoca adulta sabe os perigos existentes para as minhocas na superfície, seus pais e avô tentam em vão mudar de assunto. A noite sem poder dormir de preocupação pois teme que seu filho resolva ir sozinho a superfície, o pai de Junior decide levar o filho naquela viagem misteriosa, cheia de emoções e perigos.

Os Olhos do Pianista – Dir. Frederico Pinto
Stop motion – 5min – 2005 – Porto Alegre – RS
Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

A Fábula da Corrupção – Dir. Lisandro Santos, 2D, digital – 8min 15seg – 2010 – Porto Alegre – RS
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

Menina da Chuva – Dir. Rosaria, 2D – 6min – 2010 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis.

Para Chegar Até a Lua – Dir. José Guillermo Landi Hiertz
3D – 10in – 2005 – São Paulo/ SP
Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.

Osmar, A primeira fatia do Pão-de-Fôrma – Dir. Ale MacHaddo
Tradicional – 11min – 2008 – São Paulo – SP
Sinopse: Osmar é uma fatia de pão-de-fôrma: a primeira fatia, por causa disso tem um grande complexo de rejeição. Ele encontra, em uma revista de auto-ajuda, um cupom que pode ser trocado por uma consulta no psicólogo: o Doutor Pirre Coix Sainte. Na consulta o doutor pergunta sobre vários momentos da vida de Osmar, que relembra em flash-backs cada um deles.

O Anão que virou Gigante – Dir. Marão2D tradicional (lápis no papel) – 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ
Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

Fonte: Dia da Animação

Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre


Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre