Palestra da IGUALE na Secom 2011

As mídias digitais têm mudado a rotina de profissionais de Comunicação e o mercado de trabalho de jornalistas e publicitários. A Internet abriu novas portas para esses profissionais, fazendo com que essas atividades ganhem novos horizontes, mas, por outro lado, exige novas competências profissionais.

SECOM 2011

No âmbito da Publicidade e Propaganda surgem novas ferramentas tecnológicas, múltiplas demandas do consumidor – mais atento, exigente e com acesso a inúmeras fontes de informação – além de infinitas possibilidades e canais de veiculação no ambiente digital.

No Jornalismo, a informação produzida é circulada com enorme rapidez, quase instantaneamente. A relação dos veículos jornalísticos com o público foi totalmente alterada por essas novas mídias. O público, antes passivo, agora atua decisivamente na produção de conteúdos, nos comentários e na confecção das matérias, como por exemplo, no envio de material para portais e sites noticiosos.

Nesse cenário competitivo e desafiador, as empresas publicitárias e jornalísticas têm buscado inovações e exigido novas posturas de seus profissionais. Os desafios que as mídias digitais ocasionam no fazer jornalístico e no fazer publicitário e as mudanças no mercado de trabalho são os temas centrais das discussões da Semana de Comunicação 2011 do Isca Faculdades.

Programação

24 – Segunda-feira 18h30
Oficina: Manipulação Digital de Imagens
com o fotógrafo e estudante de Publicidade, Ricardo de Moraes 19h00
Apresentação cultural: Grupo de Dança e caricaturas ao vivo com Fabregat
Abertura da Semana e Entrega do “I Prêmio USTL de Jornalismo” 20h30
Mesa-Redonda: Comunicação, Arte e Novas Mídias
com Felipe Mattos, da Agência Vetor Zero, de São Paulo e Marcelo Maiolo, ilustrador e colorista da DC Comics. 25 – Terça-feira    18h30
Oficina: Comunicação e Expressão
com o jornalista Paulo Alexandre Gomes 19h00
Apresentação cultural: Banda de Comunicação do Isca e caricaturas ao vivo com Fabregat 19h30
Mesa-Redonda: O Jornalismo e as Novas Mídias
com Marco Massiarelli, diretor de Jornalismo da CBN Campinas; Adalberto Mansur, secretário de Comunicação da Prefeitura de Limeira e Sérgio Moreira, diretor de Jornalismo da TV Mix de Limeira. 26 – Quarta-feira 18h30
Oficina: Encantando e Contando
de Contação de História, com a jornalista e professora Ingrid Gomes 19h00
Apresentação cultural: Grupo de Teatro e caricaturas ao vivo com Fabregat 19h30
Mesa-Redonda: Publicidade, novos públicos e mercados,
com Pedro Gravena, da Agência DM9, de São Paulo, Leonardo Rossi e Maurício Santana, ambos da Agência Iguale, de São Paulo.
27 – Quinta-feira 18h30
Oficina: Comunicação em Moda
com a jornalista Tamires Gonçalves Dias 19h00
Apresentação cultural: DJ Ney e caricaturas ao vivo com Fabregat 19h30
Mesa-redonda: Assessoria de Imprensa as Novas Mídias
com as jornalistas Maria Ribeiro e Graziela Caldeira. 28 – Sexta-feira  19h30
Festa de encerramento da 11ª SECOM
no Blues Bar
Convites: AE.Com – Agência Experimental de Comunicação – Teles 3404.8761 Fonte: SECOM 2011

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na