LEONEL PÉ DE VENTO: Peça infanto-juvenil.

Leonel Pé de Vento: peça fica em cartaz no Oi Futuro Flamengo, até 27 de novembro, com sessões gratuitas para alunos da rede pública e recursos (somente aos sábados) para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Leonel nasceu "pé de vento": ele flutua, nunca pisa no chão. Por ser tão diferente, vive isolado, tendo como companhia apenas seu pai e sua mãe. Confundido com pássaros e com assombração, ele é segregado pelas crianças da pequena cidade onde vive. A única maneira de Leonel descer e tocar a terra com seus pés é sentir um amor intenso, que traga peso à sua alma. Um dia, aparece Mariana, uma menina doce e curiosa, que vai transformar a sua vida.

A peça infanto-juvenil "Leonel Pé de Vento" está em cartaz no Oi Futuro Flamengo (Rio de Janeiro), aos sábados e domingos, até 27 de novembro, e tem ingressos a preços populares.

O espetáculo aborda diversos temas importantes: a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com a diferença. "Leonel Pé de Vento" é baseado em um curta-metragem homônimo, do gaúcho Jair Giacomini, lançado em 2006, e premiado em diversos festivais, nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Unesco de Melhor Filme da América Latina e do Caribe e Melhor Filme da Mostra Competitiva Nacional Granimado.

A ideia de adaptar a história para o teatro é da equipe da Lavoro Produções, que há anos desenvolve projetos que privilegiam a acessibilidade. A temporada no Oi Futuro prevê sessões inclusivas, com apresentações gratuitas para alunos da rede pública de ensino e, aos sábados, para crianças de escolas especiais. Serão utilizados recursos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual (audiodescrição (transmitida por fones) e auditiva (Interpretação em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais).

Sobre o Oi Futuro.

Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. www.oifuturo.org.br

SERVIÇO:

Espetáculo "Leonel Pé de Vento". Direção de João Batista. De 13 de agosto a 27 de novembro. Horário: sábados e domingos, às 16h. Local: Teatro do Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo). Capacidade: 74 lugares. Ingresso: R$10 (inteira) e R$5 (meia). Classificação etária: livre. Duração: 60 minutos. Vendas antecipadas: Bilheteria do teatro, das 11h às 20h. Agendamento de sessões especiais: Lavoro Produções, pelo telefone (21) 2235-5255. Projeto realizado com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:

Direção: João Batista. Texto: Jair Giacomini e Tarcísio Puiati. Produção: Lavoro Produções. Direção de Produção: Lara Pozzobon. Figurino: Mauro Leite. Cenário: Dóris Rollemberg. Iluminação: Renato Machado. Direção Musical e Trilha Sonora: Paula Leal. Direção de Movimento e Assist. Direção: Dani Cavanellas. Projeto Gráfico: Bruno Ribeiro. Fotos: Tata Barreto. Elenco: Graciela Pozzobon, Roberto Souza, Alexandre David, Amina Muniz, Bernardo Lacombe, Ana Paula Brasil, Lívia Guerra e Iuri Saraiva.

Fonte: Sentidos

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma