Secretaria lança Por Que Heloisa?: curta-metragem em animação inclusiva

O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente? E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e a existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para todos?

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativa lança no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o curta-metragem em animação "Por Que Heloisa?". Uma adaptação do livro homônimo, escrito pela autora Cristiana Soares, ao contar a história de uma menina com paralisia cerebral, busca responder as questões que abrem esse texto.

Heloisa vivencia, com entusiasmo e bom humor, situações que, à primeira vista, poderiam parecer amedrontadoras.

O lançamento do curta-metragem é aberto a todos, crianças e adultos, que idealizam, buscam e trabalham para que a Educação Inclusiva seja uma realidade, para que a sociedade seja efetivamente inclusiva . Será na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 14h00. Uma boa pedida para crianças e adultos na tarde do feriado.

Baseado no debate intenso sobre o que é igualdade de direitos e se a cultura brasileira é preparada para lidar com a diversidade . O curta "Por Que Heloísa?" visa mostrar a possibilidade de mudança na forma de olhar as questões relacionadas à deficiência, fundamentada na cidadania e na dignidade da pessoa humana e na promoção do bem de todos, sendo necessária a promoção da conscientização coletiva. São esses os grandes pontos que se busca com a adaptação do livro para o curta-metragem, que começa atingindo diretamente as crianças.

O curta-metragem em animação apresenta recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual, foi produzido respectivamente com Libras e audiodescrição, e contará com um DVD que possui o registro documental de experiências inclusivas.

Por ocasião do lançamento do desenho animado, o livro "Por que Heloísa?" será relançado na versão audiolivro para crianças e adultos com deficiência visual e para que possa também ser usado como ferramenta pedagógica. A ideia é promover a reflexão e o debate inclusivo, assim como o estímulo à sua prática.

SERVIÇO

"Por que Heloisa?" – Lançamento do curta-metragem e audiolivro

Quarta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças, às 14h00 horas

Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, ao lado da estação Barra Funda do Metrô e CPTM, São Paulo – SP – Entrada Franca.

Fonte: Notícias – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Natal da Turma da Mônica" é um desenho já bem antigo, mas que apaixona
A 7ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas tem início nesta quinta-feira, dia 14 de novembro,


Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Natal da Turma da Mônica" é um desenho já bem antigo, mas que apaixona
A 7ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas tem início nesta quinta-feira, dia 14 de novembro,