Tropa de Elite 2 fecha, com chave de ouro, a temporada 2011 do Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito

Com foco no público com deficiência na visão ou audição, o Centro Cultural Banco do Brasil exibiu durante 13 meses os recentes sucessos do cinema nacional com recursos acessíveis que permitem a esse público compreender a história em detalhes e sem a ajuda de um vidente ou ouvinte. O projeto "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito" acontece desde 2004 no Rio de Janeiro, e 2008 em São Paulo, mas pela primeira vez ficou em cartaz por um período maior e com exibições um final de semana por mês.

Serão mais de 500 atrações na Virada Inclusiva 2011

No próximo final de semana (dias 3 e 4), acontece a 2ª Virada Inclusiva de São Paulo. O evento é uma série de entretenimentos nas áreas de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas.

Curta-metragem Afônica estréia dia 3, com audiodescrição

O slogan do filme "Afônica – Só não é ouvido quem não canta" talvez seja a frase que melhor traduza não só o filme, mas a criação e a produção deste curta-metragem produzido e dirigido pelo produtor cultural recém-formado na Faculdade de Comunicação da Ufba, Maurício Lídio. Pois foi realmente a prática que o fez colocar suas ideias na tela. Afônica surge com uma proposta inusitada de ser um musical mudo, que retrata a conquista de um sonho – o sonho que uma garota muda tem em cantar. Com lançamento marcado para o dia 3 de dezembro, às 10h, na Livraria Cultura (Salvador Shopping), o filme contará com uma exibição com audiodescrição para deficientes visuais.

Sonhos do Dia: um livro que cabe no todos, de todos

Em seu 13º livro, Sonhos do Dia, Claudia Werneck, conta a história de uma menina que não se conformava em apenas sonhar à noite e que ficava triste porque ao acordar seus sonhos iam embora. A partir daí, ela pede ajuda e é ajudada, mobilizando outras crianças a participarem da mesma aventura: sonhar acordado. Segundo Claudia Werneck, "tudo de bom pode acontecer quando os sonhos do dia de uma criança se encontram com os sonhos do dia de outra…"

RE-CONHECENDO O SESC SÃO CARLOS COM OUTROS SENTIDOS

Um Passeio com Audiodescrição pela Unidade. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traz um conhecimento mais amplo de espaços a partir da descrição objetiva de ambientes e suas características essenciais. A atividade é voltada a pessoas com ou sem deficiência visual interessadas em conhecer a técnica, percorrendo os espaços do SESC São Carlos, de uma forma diferente e inusitada.

Alunos da FMU produziram o documentário De Ouvido na Tela

Alunos da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo acompanharam diversos eventos realizados com audiodescrição, entre eles o Assim Vivemos e a exibição de O Zelador Animal. Entrevistaram produtores desses eventos, audiodescritores e usuários do serviço. Como resultado desse trabalho, os alunos produziram o documentário De Ouvido na Tela.