Com foco no público com deficiência na visão ou audição, o Centro Cultural Banco do Brasil exibiu durante 13 meses os recentes sucessos do cinema nacional com recursos acessíveis que permitem a esse público compreender a história em detalhes e sem a ajuda de um vidente ou ouvinte. O projeto "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito" acontece desde 2004 no Rio de Janeiro, e 2008 em São Paulo, mas pela primeira vez ficou em cartaz por um período maior e com exibições um final de semana por mês.
Postagens publicadas em: novembro de 2011
Serão mais de 500 atrações na Virada Inclusiva 2011
No próximo final de semana (dias 3 e 4), acontece a 2ª Virada Inclusiva de São Paulo. O evento é uma série de entretenimentos nas áreas de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas.
Os Smurfs será apresentado com audiodescrição na Biblioteca Monteiro Lobato
Esta iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e a Sony Pictures, que vem trazendo em seus filmes o recurso da Audiodescrição.
Curta-metragem Afônica estréia dia 3, com audiodescrição
O slogan do filme "Afônica – Só não é ouvido quem não canta" talvez seja a frase que melhor traduza não só o filme, mas a criação e a produção deste curta-metragem produzido e dirigido pelo produtor cultural recém-formado na Faculdade de Comunicação da Ufba, Maurício Lídio. Pois foi realmente a prática que o fez colocar suas ideias na tela. Afônica surge com uma proposta inusitada de ser um musical mudo, que retrata a conquista de um sonho – o sonho que uma garota muda tem em cantar. Com lançamento marcado para o dia 3 de dezembro, às 10h, na Livraria Cultura (Salvador Shopping), o filme contará com uma exibição com audiodescrição para deficientes visuais.
Sonhos do Dia: um livro que cabe no todos, de todos
Em seu 13º livro, Sonhos do Dia, Claudia Werneck, conta a história de uma menina que não se conformava em apenas sonhar à noite e que ficava triste porque ao acordar seus sonhos iam embora. A partir daí, ela pede ajuda e é ajudada, mobilizando outras crianças a participarem da mesma aventura: sonhar acordado. Segundo Claudia Werneck, "tudo de bom pode acontecer quando os sonhos do dia de uma criança se encontram com os sonhos do dia de outra…"
Museu lança projeto de acessibilidade no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), museu realiza encontro com intuito de apresentar nova proposta da instituição para o acesso do público com deficiência e mobilidade reduzida a suas exposições.
USP sediará o I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual
O I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual está inserido no contexto da Rede MELISA (Rede Iberoamericana para Melhoria da Qualidade dos Serviços Interativos e da Acessibilidade na Televisão Digital Terrestre para Inclusão Digital), financiada pelo CYTED (Programa IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO). Esta rede é formada por universidades em países de língua espanhola e portuguesa, coordenada pelo Professor Angel García Crespo e visa melhorar a qualidade dos serviços interativos e da acessibilidade da televisão digital terrestre. Esta conferência equalizará o conhecimento dos participantes em relação à acessibilidade audiovisual na realidade dos participantes e possibilitará a divulgação de boas práticas e dos progressos em pesquisas e trabalhos na área.
RE-CONHECENDO O SESC SÃO CARLOS COM OUTROS SENTIDOS
Um Passeio com Audiodescrição pela Unidade. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traz um conhecimento mais amplo de espaços a partir da descrição objetiva de ambientes e suas características essenciais. A atividade é voltada a pessoas com ou sem deficiência visual interessadas em conhecer a técnica, percorrendo os espaços do SESC São Carlos, de uma forma diferente e inusitada.
Alunos da FMU produziram o documentário De Ouvido na Tela
Alunos da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo acompanharam diversos eventos realizados com audiodescrição, entre eles o Assim Vivemos e a exibição de O Zelador Animal. Entrevistaram produtores desses eventos, audiodescritores e usuários do serviço. Como resultado desse trabalho, os alunos produziram o documentário De Ouvido na Tela.
Ponto de Cultura Inclusiva realiza formação para atendimento qualificado a deficientes
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e o Ponto de Cultura Inclusiva promovem um Projeto Especial de Cultura e prática Inclusiva para qualificação no atendimento das pessoas com deficiência nas áreas de cultura, esporte e lazer. A formação será dia 28, segunda, às 9h30.