TV%2520Sergipe_thumb

TV Sergipe, afiliada Rede Globo, já transmite audiodescrição no Áudio 3

A noite de hoje vai ser, literalmente, de festa para a TV Sergipe. Colaboradores da emissora, mercado publicitário, anunciantes, jornalistas, autoridades e demais convidados participam, no Espaço Sobre as Ondas, na Orla da Atalaia, a partir das 21 horas, da comemoração oficial dos 40 anos da afiliada Rede Globo.

TV Sergipe

A programação pelas quatro décadas de vida inclui ainda, no próximo domingo, na praça dos mercados, a Santa Missa dentro do “Jubileu Diocesano: 100 anos de uma Igreja em Missão”, evento realizado pela Arquidiocese de Aracaju e a Rádio Cultura de Sergipe, com a presença do padre Reginaldo Manzotti, que trará à capital o show Milhões de Vozes. E, na terça-feira, dia 15 de novembro, data de criação da TV Sergipe, a realização da 3ª edição da Volta de Aracaju, corrida de rua promovida pela emissora e que deve reunir 1.200 atletas.

Nascida e até hoje com sede no bairro Cidade Nova, a primeira emissora de TV sergipana chega hoje a 92% da população do estado e, disponível para quase duas milhões de pessoas, é atualmente o veículo de comunicação com maior penetração do mercado e líder absoluta de audiência segundo o Ibope.

A história da emissora começou a ser construída com os empresários Francisco Pimentel Franco, Josias Passos, Getúlio Passos, José Alves, Hélio Leão, Augusto Santana, Paulo Vasconcelos, Lauro Menezes e Luciano Nascimento que, contagiados pelo idealismo de Nairson Menezes, o homem que idealizou a TV em Sergipe, decidiram investir no negócio ao lado da população, que comprou 900 ações.

"Foi um gesto de muita grandeza dos empresários decidirem trazer o povo para participar daquele momento histórico. Graças a esta ideia, a TV Sergipe nasceu em 1971 como a primeira do país com participação popular", lembra Albano Franco, acionista e atual diretor-presidente da emissora.

INVESTIMENTO DE R$ 11 MILHÕES

O tempo passou e a Rádio e Televisão de Sergipe S/A, que nasceu de um ideal progressista, manteve a sua trajetória de empresa líder de mercado, baseada em princípios éticos e programação de alta qualidade, com a parceria de uma das maiores redes de televisão do mundo, a Rede Globo.

Em 2010, por exemplo, a emissora foi a primeira no estado a produzir, editar e exibir um programa em HDTV, a sigla em inglês que significa “TV de alta definição”. No dia 20 de fevereiro, os sergipanos puderam assistir ao programa Terra Serigy sobre o cânion do rio São Francisco. No dia 1º de março do mesmo ano, dia oficial do início da transmissão HDTV, os programas da Rede Globo no mesmo formato também começaram a chegar às casas dos sergipanos, com qualidade seis vezes superior ao período analógico, sem os tradicionais "fantasmas".

Desde 2007, a emissora investiu R$ 11 milhões na modernização de seu parque tecnológico, que foi muito mais além do que a simples compra de oito toneladas de equipamentos. "A mudança no sistema de produção, edição e transmissão da emissora fez os engenheiros e técnicos da TV Sergipe trabalhar como se construíssem uma nova emissora, já que a TV não podia simplesmente desligar a transmissão analógica enquanto montava o novo sistema HDTV", explica João Roberto, diretor de Engenharia da emissora.

Para encarar o desafio, a afiliada Rede Globo praticamente foi reconstruída. A torre de transmissão foi toda reformada para receber a antena digital. A estrutura física também foi modificada, com a criação de novas salas e adequação de outras para receber os novos equipamentos. Ainda foram reformulados toda parte elétrica e o sistema de refrigeração. A emissora ganhou uma nova central técnica. E um novo controle mestre. Tudo alinhado ao perfil tecnológico da Rede Globo.

A TV Sergipe também investiu em cursos de atualização para os colaboradores. Alguns viajaram aos Estados Unidos e ao Japão para conhecer de perto os equipamentos, em especial os modelos de transmissor digital. Foram feitas ainda várias simulações através de softwares para análises de projetos, escolhendo a especificação técnica adequada para o estado de Sergipe.

Paralelamente, a emissora avançou tecnicamente em outras áreas para melhorar ainda mais a qualidade da recepção do sinal. Uma iniciativa foi a ampliação da frota de veículos para intensificar a manutenção preventiva nas retransmissoras da TV Sergipe pelo interior. A TV também investiu no software EDX Signal™, que permite a análise de cobertura do sinal da emissora em qualquer lugar do estado. Com este mapeamento, o Departamento de Engenharia tem como avaliar se o telespectador, em casa, está recebendo a mesma qualidade de sinal que sai da antena da TV Sergipe em sua sede.

Acessibilidade Outra novidade foi as ações executadas em atenção à portaria 466 sobre acessibilidade. Agora, a transmissão da TV Sergipe já conta com o closed caption (legenda oculta) e a transmissão da audiodescrição no canal de áudio 3 do sistema digital.

Fonte: Izabel Siqueira News

Mais sobre audiodescrição
A plenária sobre Acessibilidade: closed caption, libras, audiodescrição e atualização das normas, moderada por Caio
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma
O Ministério Público Federal notificou 11 emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do


Mais sobre audiodescrição
A plenária sobre Acessibilidade: closed caption, libras, audiodescrição e atualização das normas, moderada por Caio
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma
O Ministério Público Federal notificou 11 emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do