Curso de audiodescrição para cinema em Brasília

Ministrantes: Prof. Dra. Soraya Ferreira Alves / Prof. Ms. Charles Rocha Teixeira
Data: 28 de novembro a 03 de dezembro
Horário: segunda a sexta de 14:00 às 18:00 e sábado de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00

Curso de Audiodescrição na Universidade de Brasília

Descrição do cartaz no final do post

Carga horária total: 30 horas

Número de vagas: 20

Local: ICC – SUL , sala B1 261 – Campus Darcy Ribeiro – UnB

Valor da inscrição: 150,00 para a comunidade interna (alunos, professores e técnicos daUnB) | 300,00 para a comunidade externa à UnB

Público alvo: Professores e alunos dos cursos de Letras, Tradução, Comunicação Social, Educação, Artes, profissionais que atuam na área de inclusão social e demais interessados.

Período de matrícula: 04 a 28 de novembro

Informações e Matrículas: www.unbidiomas .unb.br, Ou no Posto Avançado do UnB Idiomas – ICC ala sul, sala CSS 72 (subsolo), fones: 3107-7223 e 3107-7224

Descrição das imagens do cartaz:
O cartaz tem fundo negro e as letras estão em branco. O título: CURSO DE EXTENSÃO EM AUDIODESCRIÇÃO: ROTEIRO E NARRAÇÃO PARA CINEMAestá em laranja.
No canto superior direito há o símbolo da audiodescrição : as letras A e D em maiúsculas seguidas por três faixas côncavas enfileiradas.
Em uma faixa vertical que preenche toda a lateral esquerda, há figuras de cartazes de 4 filmes entremeados por uma faixa preta com quadrados brancos como um rolo de filme. O primeiro cartaz é do filme Salt e traz a figura de uma mulher alta, magra, de cabelos longos e negros e de franja. Ela segura uma arma com as duas mãos e aponta-a para baixo. Sua figura está em contraste com um fundo alaranjado de imagens difusas no qual lê-se: Quem é Salt? e abaixo: Angelina Jolie. Abaixo do nome da atriz, o título Salt.
O outro cartaz é do filme 300. Nele há a figura em preto e branco da cintura para cima de um homem forte e musculoso, de cabelos curtos e barba, sem camisa e com uma capa presa ao pescoço. Ele está de boca aberta, em atitude agressiva. Se protege atrás de um escudo que segura com a mão esquerda. Ao seu redor, uma chuva de flechas cai mas não o atinge. Na parte inferior do cartaz, há o número 300 em vermelho. A cor escorre dos dígitos e forma traços difusos.
O terceiro cartaz é do filme Tron e traz a imagem futurística de duas figuras completamente vestidas com uniformes de metal brilhante reluzente. Uma reluz em azul e a outra em laranja. Elas estão bem próximas e de frente uma para a outra. Ao se tocarem faíscas espalham-se em abundância. O fundo é azul claro, também reluzente, mesclado de preto, contra o qual se lê o título TRON – legacy. As letras da palavra TRON são em estilo futurístico e parecem de neon, só com o contorno azulado e reluzente.
O quarto cartaz é do filme Príncipe da Pérsia – As areias do tempo e traz a imagem de três figuras, dois homens e uma mulher com trajes característicos da cultura persa. Em primeiro plano, um homem jovem, de cabelos pretos na altura do pescoço e despenteados, de barba e bigode, em um uniforme de guerra que deixa os braços nús. Nos braços, ele ostenta braceletes de metal. Na cintura, um cinto também de metal ornamentado. Ele segura duas adagas, uma em cada mão e está em pé, em posição agressiva. Por trás dele, à esquerda, vê-se as outras duas figuras, de um homem de meia idade, magro, careca, muito sério, vestindo uma túnica dourada e do lado direito, uma mulher jovem, de cabelos negros e longos, com roupas na cor rosa claro, esvoaçantes. Sua blusa deixa a cintura à mostra. Ao fundo, no cenário, imagens difusas se confundem com o fundo cor de areia na metade inferior e azul escuro na metade superior.

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer