Museu lança projeto de acessibilidade no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), museu realiza encontro com intuito de apresentar nova proposta da instituição para o acesso do público com deficiência e mobilidade reduzida a suas exposições.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lança projeto de acessibilidade

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, lança seu projeto de acessibilidade à população de Tupã. A apresentação, que ocorre na próxima quinta-feira (1º/12), às 9h e às 14h, integra a programação da 2ª Virada Inclusiva – Participação Plena, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A proposta tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às exposições oferecidas pelo museu. O projeto foi elaborado em parceria com a museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Amanda Pinto da Fonseca Tojal, e inclui maquete tátil com representação tridimensional dos espaços do museu, aplicativos multissensoriais acessíveis principalmente ao público com deficiência auditiva e visual e um recurso de audiodescrição para documentários e filmes contendo imagens e narrativas, entre outros. A apresentação será realizada pela gerente Tamimi Borsatto e pelo serviço educativo da instituição.

A 2ª edição da Virada Inclusiva, que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, terá uma série de shows, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, em diversos municípios do Estado de São Paulo. Serão 24 horas de atividades inclusivas destinadas para toda a população.

Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, o Museu Índia Vanuíre fica localizado na rua Coroados, 521, Centro. Outras informações pelo telefone (14) 3491-2202 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

Serviço

2ª Virada Inclusiva
Data: 1º/12/2011
Local: Museu Índia Vanuíre (rua Coroados, 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 9h e às 14h
Informações: (14) 3491-2202
Entrada: gratuita.

Fonte: BateCabeça

Mais sobre audiodescrição
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora
Os programas de acesso de um dos maiores e mais importantes museus do mundo –


Mais sobre audiodescrição
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora
Os programas de acesso de um dos maiores e mais importantes museus do mundo –