Semana de inclusão do deficiente visual tem cinema com audiodescrição e show humorístico

Durante três dias os deficientes visuais de Governador Valadares vão ter espaço garantido para discutir sua inclusão na sociedade durante a Semana de Inclusão do Deficiente Visual.

O evento, que começa nesta quarta-feira (23) e vai até sexta (25), além do momento de debates, também traz na programação apresentação cultural e cinema com audiodescrição, um sistema totalmente desenvolvido para eles e um tipo de sessão ainda rara no Brasil. A semana é organizada pela Associação de Deficientes Visuais (Adevisa) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Apoio a Pessoa com Deficiência (CAAD), Edmarcios Carvalho, "a audiodescrição é desenvolvida a partir de um estudo detalhado do roteiro do filme. Tudo deve ser minuciosamente descrito, desde as características físicas e as emoções dos personagens, até o cenário, as paisagens, se é dia, se é noite, para que o deficiente possa completar na mente a imagem e o som", explicou.

A sessão de cinema acontece na quarta (23), de 15 às 17 horas, com o documentário Janelas da Alma, no auditório do SENAC.

Para a presidente da Associação de Deficientes Visuais (Adevisa), Margareth Lane, a semana é uma grande conquista para os deficientes visuais da cidade. "É uma importante oportunidade de a sociedade nos perceber e mostrar para todos, inclusive para os deficientes visuais, que podemos levar uma vida normal, trabalhando e nos divertindo, mas também temos o objetivo de debater nossos limites e buscar melhorias de acessibilidade para todos".

O show do humorista Geraldo Magela, "o ceguinho", encerra em grande estilo a semana na próxima sexta, às 20 horas, no Atiaia. "Ele consegue encarar a deficiência com muito bom humor. Isso é um exemplo a ser seguido não só por nós, deficientes, mas por todos aqueles que se deparam com obstáculos na vida", declarou Margareth.

Confira a programação:

23/11: Sessão de cinema para deficientes visuais com audiodescrição: 15 às 17h – Apresentação do Documentário Janelas da Alma, Local: Auditório do SENAC/Governador Valadares, Entrada Franca

24/11: Seminário: Enfrentando o Que Não Se Vê: Encarando desafios e construindo possibilidades, 7 às 16h30, Local: Teatro Atiaia, Entrada Franca

7 às 8h – Credenciamento

8 às 8h30 – Abertura

9 às 10h30 – Palestra com Dr. Gilberto Boechat

10 às 10h45 – Debate

10h45 às 11h30 – Depoimento de vida e apresentação cultural

11h30 às 13h – Almoço

13 às 13h10 – Apresentação cultural

13h10 às 14h30 – Palestra com Dr. Lélio Braga Calhau

14h30 às 14h50 – Debate

14h50 às 15h20 – Depoimento de vida

15h20 às 16h – Documentário: Ver Além de Governador Valadares

16 às 16h20 – Apresentação da equipe produtora do documentário

16h20 às 16h30 – Encerramento

25/11Apresentação cultural: Geraldo Magela – O ceguinho, Horário: 20h, Local: Teatro Atiaia

Ingressos à venda nas Farmácias Indiana.

Fonte: Agência In-Line

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na