Encontro de acessibilidade será encerrado com apresentação de trabalhos sobre audiodescrição

A Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi/SDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá nesta quinta e sexta-feira, dias 1º e 2, o 2º Encontro de Acessibilidade Tecnologia e inovações como ferramentas para a inclusão social e educacional, que acontecerá no Anfiteatro da Faculdade de Direito, no campus. O evento contará com apresentações de trabalhos, presença de congressistas, debates e discussões pertinentes ao assunto.

Acessibilidade UFJF: Encontro de Acessibilidade

No primeiro dia, a programação do Encontro de Acessibilidade terá início às 13h30, com a recepção dos congressistas. Após, acontecerá a inauguração da sala multifuncional, localizada no prédio da Reitoria da UFJF, próxima à Biblioteca Central. Esta sala contém elementos adaptados, como impressora em braile, teclado com colmeia, software especial de leitura em tela e outros materiais didáticos. Às 14h30, na conferência de abertura, haverá a palestra "Políticas públicas e educacionais em prol da acessibilidade", com a diretora de Políticas da Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), Martinha Clarete Dutra dos Santos. A programação continua durante o resto do dia com a mesa redonda, abordando "Políticas públicas em prol da acessibilidade de pessoas com deficiência e a acessibilidade tecnológica", e as apresentações dos trabalhos inscritos.

No dia 2, a programação do Encontro de Acessibilidade começará às 9h30 com a reunião de pesquisadores de acessibilidade universitária. Às 10h30, haverá a apresentação dos trabalhos de audiodescrição. O encerramento do evento está marcado para as 17h.

Para a pesquisadora do Caefi e uma das coordenadoras do Encontro de Acessibilidade, Lívia Saço, o foco do evento é “discutir as políticas públicas e o que está acontecendo no Brasil em relação a acessibilidade”. De acordo com a pesquisadora, o planejamento é fazer para o ano que vem um evento ainda maior de acessibilidade. "Para a UFJF é de grande valia. Estamos integrando a acessibilidade, e a Universidade só tem a ganhar com isso."

Os participantes do Encontro de Acessibilidade receberão certificado e as inscrições poderão ser feitas no local do evento. O II Encontro de Acessibilidade é aberto a todos os interessados pelo assunto.

Outras informações: (32) 2102-3283 (Caefi), acessibilidade.sdi@ufjf.edu.br

Fonte: Secretaria de Comunicação Universidade Federal de Juíz de Fora

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na