Ensaio Sobre a Cegueira e filmes de animação em Diadema

Diadema vai realizar diversas atividades culturais e esportivas no sábado (3) e no domingo (4) na cidade e São Caetano vai participar da 8ª edição da Passeata Movimento Superação São Paulo. As atividades fazem parte da 2ª Virada Inclusiva, realizada pelo Governo do Estado.

A concentração da caminhada vai ocorrer na Praça Osvaldo Cruz, em São Paulo, às 10h. A saída está prevista às 11h30 e chegada às 12h30, no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Será disponibilizado transporte para estudantes com deficiência das escolas de Ensino Fundamental e também ônibus para levar as outras pessoas no evento.

Já Diadema vai realizar desde passeios de jeep pela cidade até massagens feitas por deficientes visuais.

Confira a programação completa abaixo.

Sábado (3): Borboletário e Jardim Botânico – Os deficientes podem visitar os locais entre as 9h e 11h. Os funcionários vão atendê-los por meio de monitorias e adaptações necessárias para os deficientes. Além disso, também serão oferecidos passeios nas trilhas em trechos fáceis de serem caminhados e haverá explicação sobre a reprodução e desenvolvimento das borboletas. O público ainda poderá conhecer a exposição de materiais táteis, como os diferentes tipos de folhas.

Massagem – Na Praça Castelo Branco, das 9h às 17h, as pessoas vão relaxar com o tratamento de massoterapia e Quick Massage, do projeto Toque Vivo. Formada por deficientes visuais, a equipe recebe formação constante todas as sextas-feiras pelo CAIS (Centro de Atendimento Social). Os mesmos se dividem para oferecer o serviço também na Marquise do Centro Cultural Diadema, entre as 14h e 17h. O programa tem o objetivo de gerar trabalho e renda de modo coletivo e solidário para os participantes. No mesmo local, às 16h, a estudante de jornalismo Samara Andressa Del Monte fará o pré-lançamento da revista + Deficiente nº 10, com conteúdo em Braille e em áudio.

Passeio de Jeep – Será propiciado pelo Clube dos Jeepeiros de Diadema, com 30 veículos do segmento. Estará disponível a partir das 10h, com ponto de encontro na Praça da Moça.

Teatro Clara Nunes – A Caravana do Lazer vai estar em cartaz com atividades, brincadeiras, jogos adaptados e oficinas de artes plásticas entre as 10h até as 17h. O Coletivo Mão na Roda vai apresentar um espetáculo de dança às 14h. Além disso, as pessoas com deficiência vão ter a possibilidade de aprender danças por meio das aulas oferecidas, das 15h às 16h. Logo em seguida, o músico Paulo Damantino, deficiente visual, também vai estar no local.

Mostra Internacional de Animação – Os desenhos vão estar no Cine Eldorado para as crianças a partir das 16h30. Filmes e curtas nacionais em close caption (símbolos) e audiodescrição vão atender as necessidades das pessoas com deficiência auditiva e visual, respectivamente. Os filmes em cartaz são: Controle Remoto (2005 – SP), Para Chegar Até a Lua (2005 –SP), do diretor José Guillermo Hiertz e A Fábula da Corrupção (2010 -RS), de Lisandro Santos.

Domingo (4):

O Domingo Saudável, programa realizado todo final de semana na avenida Dr. Ulysses Guimarães, também será acompanhado pela Virada Inclusiva, das 7h às 14h. A Caravana do Lazer volta com exercícios adaptados e capoeira. O Clube dos Jeepeiros de Diadema também estarão presentes promovendo passeio pela região.

Equoterapia – Na Estrada do Alvarenga, quilômetro 25,5, no bairro Eldorado, terá a presença do Equoterapia Adapte, de vivência e terapia com cavalos.

Outro exercício será a oficina de cerâmica e plantio de sementes.

Como encerramento, o Cine Eldorado exibirá Ensaio sobre a Cegueira, com direção de Fernando Meirelles, em audiodescrição e close caption, às 16h30.

Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
A décima edição da Virada Cultural contará com audiodescrição para cegos em três apresentações do
São Paulo completa 460 anos amanhã e por toda a Cidade haverá atividades e celebrações.


Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
A décima edição da Virada Cultural contará com audiodescrição para cegos em três apresentações do
São Paulo completa 460 anos amanhã e por toda a Cidade haverá atividades e celebrações.