Concerto de Natal teve audiodescrição em Manaus

O Concerto de Natal reuniu público recorde de cerca de 80 mil pessoas na noite de domingo (25), no Centro de Manaus. Realizado pelo Governo do Amazonas, o evento tradicional no calendário cultural do Estado abordou a história do nascimento de Jesus Cristo através do tema "Natal e o Batismo da Fé", reforçando o sentido cristão do dia do Natal. Mais de 4,5 mil artistas, entre profissionais de teatro, dança e música, e alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão participaram do Concerto de Natal.

Concerto de Natal no Amazonas

O Concerto de Natal contou a história do nascimento de Jesus Cristo (Foto: Alfredo Fernandes)

O vice-governador do Amazonas, José Melo, prestigiou o Concerto de Natal e ressaltou: "o nível elevado de profissionalismo atingido pelo Concerto de Natal e o fortalecimento das mensagens cristãs de fé, amor e esperança em pleno dia do Natal encantam as famílias amazonenses e transformam o evento em uma tradição das festas de fim de ano", disse. "É um trabalho desafiador que é resultado de um investimento em transformação cultural que o Governo do Amazonas tem feito", reforçou Melo.

Para facilitar a visualização do Concerto de Natal pelo público, foram instalados diversos telões em pontos estratégicos no Largo São Sebastião, nas ruas Tapajós, José Clemente, Dez de Julho e na Avenida Eduardo Ribeiro. O Concerto de Natal também contou com os recursos de audiodescrição e lingua de sinais para atender as pessoas com deficiência visual ou auditiva.

A estudante Beatriz Viana, 15, acompanhou o Concerto de Natal dentro do auditório do Teatro Amazonas. Ela é portadora de deficiência visual, mas não perdeu nenhum momento da história graças ao recurso de audiodescrição, implantado no evento desde 2009. "Nem sempre nossos acompanhantes podem descrever as coisas. Com a audiodescrição é ótimo porque a gente consegue perceber tudo o que está acontecendo", disse.

Um dos momentos de maior surpresa para o público foi quando o personagem principal do Concerto de Natal, Jesus, surgiu na cúpula do Teatro Amazonas. A encenação contou ainda com a apresentação de um balé em rapel descendo pelas paredes do teatro. "O Concerto de Natal é uma produção de muita dedicação e empenho que permite a gente contar uma história extremamente popular, rica em detalhes. A gente não pode escorregar porque todo mundo já conhece. E contar com sentimento, com alma, genialidade e surpresas", afirmou o secretário estadual de Cultura, Robério Braga.

O Concerto de Natal contou ainda com 400 profissionais da Central Técnica de Produção (CTP), responsáveis pela confecção de cenários, figurinos e adereços, e também de uma equipe de montagem do palco de 1.200m2 nos arredores do Teatro Amazonas. Dos artistas que participaram do Concerto de Natal, cerca de três mil são alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão, ambos do Governo do Estado. A Orquestra Amazonas Filarmônica, Amazonas JazzBand, Orquestra de Violões do Amazonas, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas também participaram do espetáculo.

Fonte: Governo do Amazonas

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma