Bumbódromo ganhará cabine para audiodescrição

Palco de uma das maiores manifestações culturais do Amazonas, o Bumbódromo de Parintins será ampliado e modernizado pelo Governo do Amazonas, com investimento de R$ 20 milhões, a partir de julho de 2012. O projeto foi apresentado pelo governador Omar Aziz durante viagem ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), no último sábado (28). Acompanhado da primeira-dama Nejmi Aziz, Omar Aziz também anunciou a construção de um restaurante universitário no município e de 20 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti”s) no interior do Estado.

Goveernador mar Aziz cercado por populares e abraçando uma senhora

O Bumbódromo, que abriga a tradicional disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso, será ampliado de 15 mil metros quadrados para 24.523,06 metros quadrados, adequando-se à nova realidade do Festival Folclórico de Parintins. A construção do novo Bumbódromo é um compromisso assumido pelo governador durante o Festival Folclórico de Parintins, ano passado.

"Vamos fazer do bumbódromo uma área bem bonita para que tanto o Garantido quanto o Caprichoso possam fazer belíssimas apresentações. A decisão política do projeto foi tomada por mim, mas foi um projeto desenvolvido em parceria com a direção dos bumbás e diretores de artes para que a gente pudesse fazer um trabalho de comum acordo", enfatizou Omar Aziz.

Governador Omar Aziz discursando

O projeto do novo Bumbódromo foi elaborado pelas Secretarias de Estado de Cultura (SEC) e de Infraestrutura (Seinfra) com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. A nova arena terá uma estrutura de concreto e perfis de aço, com ampliação de arquibancadas, do número de camarotes, camarins e demais instalações. A rampa externa e o acesso às arquibancadas também serão redimensionados e toda a arena será dotada de condições de acessibilidade.

A capacidade de público será das atuais 12,2 mil para 17,4 mil pessoas. A arquibancada da galera, que atualmente suporta 7,5 mil lugares, ganhará outros 2,5 mil lugares e terá banheiros reformados e a construção de um bar. Para a abertura da nova área, as frisas laterais serão retiradas. O Bumbódromo também ganhará mais 60 camarotes e 1.434 novos assentos na arquibancada especial. Atualmente, o bumbódromo possui apenas uma área de camarote Vip com 12 cabines. Com a reforma, serão construídas outros 26 unidades e a abertura de um novo camarote Vip, com outros 34 unidades.

Acessibilidade – O projeto de reforma e ampliação do Bumbódromo segue a linha da política estadual de atenção a pessoa com deficiência, fortalecida no governo Omar Aziz. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas. Além disso, o bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, uma cabine de descrição em libras e, ainda, cabines de audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Atualmente, essas cabines só são encontrados no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.

Omar Aziz entre várias pessoas

O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas, nova iluminação e regularização do piso para suportar as alegorias. A arena será rebaixada para o nivelamento do piso e será instalada uma rede fixa para leitura lógica das catracas, em substituição as catracas mecânicas. O sistema de sonorização, atualmente alugado, será comprado para uso permanente. Na área externa, as esculturas serão renovadas por artistas parintinenses.

Para maior segurança no Bumbódromo, será instalado um novo sistema de prevenção contra incêndio e a instalação de novos extintores e mangueiras. A previsão é que as obras sejam entregues na semana que antecede o Festival de Parintins de 2013.

Este ano, o Bumbódromo ainda terá os pequenos reparos realizados anualmente, antes da realização do Festival. O investimento na restauração anual é da ordem de R$ 1,2 milhão e engloba a reforma de arquibancadas, recuperação de pisos, rampas, troca e limpeza de forro, revisão das instalações elétricas e pintura completa.

"Parintins sabe que pode contar com a gestão Omar Aziz para fazer os grandes avanços em sua infraestrutura e também na área social, como a educação, assistência social, segurança e cultura, criando oportunidades às famílias parintinenses e ajudando a cidade a crescer ainda mais e estar preparada para receber ainda melhor seus turistas. Parintins abre um conjunto de ações que este governo levará ao interior e eu estarei ao lado do Omar vistoriando e acompanhando também o andamento dos programas sociais", destacou Nejmi Aziz.

Fonte: Revista Roteiro Amazônico

Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação


Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação