Segunda edição da Feira Cultural Inclusiva do Tatuapé

O Parque Esportivo do Trabalhador recebe no dia 29 de janeiro, das 10h às 16h, a 2ª Feira Cultural Inclusiva – Edição Tatuapé. O evento tem como objetivo envolver a sociedade no debate de temas ligados à inclusão, por meio de atividades esportivas e artístico-culturais, sempre no âmbito da acessibilidade e da inclusão de participantes com e sem deficiência.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura Tatuapé promovem dia 29 de janeiro, das 10h às 16h, a Feira Cultural Inclusiva – 2ª Edição Tatuapé.

O evento terá atrações esportivas e artístico-culturais – sempre no âmbito da acessibilidade e da inclusão de participantes com e sem deficiência – e uma exposição/feira de instituições e serviços oferecidos pela Prefeitura, voltados ao público em geral. Os espetáculos terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição para o público com deficiência auditiva e visual.

A Feira Cultural Inclusiva, que teve a sua primeira edição realizada em dezembro de 2009, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste, busca envolver a sociedade no debate de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.

Sempre unindo artistas com e sem deficiências, o evento terá samba, rock e blues, performances circenses, além de esgrima e skate, entre várias atrações. Os visitantes também poderão tirar dúvidas e obter informações sobre serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na cidade.

Programação

Palco

10h30 – Apresentação de Balé Dança Adaptada
1ª. Coreografia: Dança na Sombra da Lua
Música: Na Sombra da Lua – Oswaldo Montenegro
Coreógrafa: Gisleine Vianni
Cadeirante: Karyna Gladys Andrada

2ª. Coreografia: Tango Prá Lá de Especial
Música: Por una Cabeza – Carlos Gardel
Coreógrafa: Gisleine Vianni
Cadeirante: Rosana Cristina Pereira Toledo

11h às 11h30

Teatro: Turma do Bairro
Os personagens da Turma do Bairro representam jovens com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, que de uma forma divertida e esclarecedora, mostram que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de todas as outras pessoas e discutem as questões da diversidade humana como um valor fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva. Apoio:Sorri São Paulo.

12h30 às 13h30
Show de Samba, com Cássio do Peruche (deficiência visual)

14h às 14h30
DJs UNIDOS (deficiência visual)

15h às 16h
Show de Rock e Blues, com Dudé e a Velha Pantera

Atrações (durante todo o dia)

Apresentação da equipe Hardcore Sitting (exibição de manobras de cadeirantes em pista de skate, com apoio da Federação Paulista de Skate), com participação de Fernando Cobra e Angélica Cobra;

Arte do palhaço Dr. Esquindô-lelê "Operação Conta Gotas, levando alegria e descontração";

Teatro com fantoches. Apoio: Núcleo 1 e INIS.

Tênis de quadra adaptado para pessoas com deficiência (desde que tenham condições de segurar a raquete). Com uma miniquadra de tênis de 6×4, minirrede, com bolas de espuma e sem pressão, raquetes para crianças e adultos.

Tendas/Serviços (durante todo o dia)

SMPED: exposição de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira – ou com mobilidade reduzida.

CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência): exposição de programas e projetos voltados às necessidades da pessoa com deficiência em todas as áreas da administração pública municipal direta, indireta e autárquica.

ATENDE: prestação de informações sobre o serviço Atende, o passageiro especial e o bilhete especial.

Prodam: exposição Samir, um mergulho para o futuro!. Mostrará a trajetória, como nadador, do colaborador Samir Pereira Goes, da Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (GFD), que tem Síndrome de Down, trabalha na Prodam há 13 anos e começou a nadar ainda bebê. Antes mesmo de começar a nadar já participa de diversas competições desde 1989. Foi medalha de ouro e prata nos 8º Jogos Internacionais, em 1991, Minneapolis, EUA e está indo para Portugal nos próximos dias para participar do 1st. DSISO OPEN EUROPEAN CHAMPIONSHIPS; 2. Jogo de Xadrez inclusivo.

CAT (Centro de Apoio ao Trabalho): Programa Inclusão Eficiente.

Grupo GEDR Artrite Reumatóide/ Operação Conta Gotas: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças raras.

Núcleo 1 e Instituto INIS: apresentação de projetos e prevenções à pessoa com deficiência, com teatro de fantoches;

Hospital Vila Nova Cachoeirinha: informações do atendimento no hospital às pessoas com deficiência, e informações sobre a prevenção e inscrição de mulheres com deficiência para realizarem o exame Papanicolau;

Secretaria Municipal de Saúde – Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e Supervisão Técnica de Saúde (STS) Mooca/Aricanduva: contará com profissionais do Núcleo Integrado de Reabilitação(NIR) Tatuapé e Carrão, Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) Mooca e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Mooca.

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: informações sobre o Programa Inclui, voltado a alunos com necessidades especiais nas escolas da rede municipal e que oferece, entre outros, mobiliário adaptado e material didático em Braille.

Serviço

2ª Feira Cultural Inclusiva – Edição Tatuapé
Data: 29 de janeiro
Horário: 10h e 16h
Local: Parque Esportivo do Trabalhador
Endereço: Rua Canuto de Abreu s/nº, Tatuapé.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Mais sobre audiodescrição
A Estação Cultura, em Campinas, será palco de uma viagem no tempo, mais precisamente a
A 16ª edição do FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias 19, 20 e 21 de
"Ir à Fenearte é como dar a volta ao mundo pelo artesanato", diz o vídeo


Mais sobre audiodescrição
A Estação Cultura, em Campinas, será palco de uma viagem no tempo, mais precisamente a
A 16ª edição do FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias 19, 20 e 21 de
"Ir à Fenearte é como dar a volta ao mundo pelo artesanato", diz o vídeo