Por meio da exibição de filmes em sua íntegra e aulas teóricas, o curso se propõe a pensar a constituição do cinema como linguagem, e desse modo, dar um suporte teórico para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o cinema. Para se fazer uma boa leitura e análise das vertentes contemporâneas do cinema, é preciso um conhecimento profundo de sua história.
Tópicos
• Panorama sobre a história do cinema desde seus primórdios: Irmãos Lumiére, Georges Meliès, Griffith, Porter; o surgimento das principais escolas de vanguarda: Construtivismo russo, Expressionismo alemão, Realismo poético francês, surrealismo; o cinema da Liberação, o Neorealismo italiano; a Nouvelle Vague, Cinema Novo e Cinema marginal;
• Estrutura fílmica: roteiro, direção e produção;
• Análise do contexto histórico e a influência sócio-político-econômica nas produções cinematográficas;
• Relações filosóficas presentes na forma e no conteúdo do filme;
• A formação dos "juízos das percepções", as metáforas do olhar e os sentidos como fonte do conhecimento;
• Análise das produções contemporâneas.
Público Alvo:
O curso não requer conhecimento específico sobre cinema. É oferecido àqueles que apreciam a arte cinematográfica.
Horário: todas as terças feiras das 19:00h às 21:30h
Duração: o curso tem início em 06 de março e término em 18 de Dezembro
Carga horária: 100 horas
Mensalidade: R$ 150,00
Local: Rua Bernardino de Campos 989 – Centro – Campinas, SP.
Informações:
CCLA: [email protected] / tel: 3231-2567
Bell Machado: [email protected] / tel: 25113330.
Mini Currículo
Bell Machado é audiodescritora da ONG Vez da Voz.
É Bacharel em Filosofia pela Unicamp. Fez faculdade de Fonoaudiologia na PUCC e Agronomia, na Universidade de Padova, Itália.
Em 2000 iniciou seu trabalho em audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual, no Centro Cultural Braille de Campinas. No mesmo ano, junto à graduação de filosofia da Unicamp, desenvolveu pesquisas com os usuários do Centro Braille, sobre filósofos iluministas que investigaram as metáforas óticas e a construção do conhecimento por meio dos sentidos.
Coordena desde 2005 o projeto de inclusão social, cultural e digital do Ministério da Cultura: Ponto de Cultura Cinema em Palavras no Centro Braille. Em 2006 o Projeto "Cinema para cegos" foi agraciado com o Prêmio Cidadão RAC-CPFL.
É professora do curso "Introdução à formação de audiodescritores" oferecido para professores da Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Campinas.
Ministrou em 2011 cursos de Formação em audiodescrição na TV Comunitária – Canal oito / NET e no Centro Cultural Braille de Campinas.
Como audiodescritora, participou de importantes ciclos e mostras de cinema com acessibilidade, como a 1ª e 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em 2006 e 2007.
Desde 2005 é curadora da programação de filmes com audiodescrição no MIS-Museu da Imagem e do Som de campinas.
Foi professora de História do Cinema no MIS de 1999 a 2010. Atualmente ministra um curso de cinema na Escola de Artes Pandora.
É agente cultural do Projeto da Petrobrás-Cinema BR em Movimento, no qual exibe filmes brasileiros com audiodescrição ao vivo.
Integrante do Grupo AD-ABNT, grupo de discussão das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a produção de audiodescrição no Brasil.
Fonte: VIP Virtual