Festival Melhores Filmes 2012: acessibilidade total, como sempre

A 38ª edição do Festival SESC Melhores Filmes acontece de 4 a 29 de abril em São Paulo e em mais 17 cidades do interior. O tradicional Festival acontece no CineSesc e se estende a 17 cidades do Estado simultaneamente; evento é um dos maiores festivais em alcance do país.

Dia 4 DE abril tem início o tradicional Festival SESC Melhores Filmes. Além de São Paulo, 17 cidades do interior do estado receberão a programação do evento em 2012: Araraquara, Ilha Solteira, Campinas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A cerimônia de abertura da 38ª edição do evento será realizada no CineSesc e contará com a apresentação dos vencedores eleitos por público e crítica dos melhores longas, brasileiros e estrangeiros, que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo do ano de 2011. Além da premiação, a abertura do festival trará a exibição de um longa inédito a ser anunciado em breve.

A premiação contempla filmes vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Os filmes mais votados por crítica e público serão exibidos até dia 26 de abril no CineSesc e até dia 29 de abril nas cidades do interior. A votação foi feita por uma consulta aberta ao público pela Internet e no CineSesc e por consulta direta à crítica especializada de todo o país.

O Circuito

A circulação do Festival SESC Melhores Filmes teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo após o encerramento na capital. Em 2011, a itinerância alcançou 15 cidades e se amplia neste ano para outras 17 cidades, em que as exibições gratuitas ocorrem simultaneamente com as de São Paulo.

O Festival SESC Melhores Filmes

Criado em 1974, é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Os filmes que participaram da votação neste ano são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo em 2011.

Durante 37 anos a mostra do CineSESC já exibiu centenas de longas-metragens em sua programação anual, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica. Na edição 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços que possibilitam o acesso de deficientes visuais (pela audiodescrição) e auditivos (legendagem open caption), recursos que serão oferecidos em todos os filmes da grade deste ano.

Serviço:

Festival SESC Melhores Filmes 2012

Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público

De 4 a 26 de abril de 2012

CineSesc

Rua Augusta, 2075

Tel: 11 3087-0500

De 4 a 29 de abril em 17 cidades do interior de São Paulo.

Fonte: Agito São Paulo

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo