Relatório Mundial Sobre Deficiência

Realizado de 23 a 25 de fevereiro, em São Paulo, o Seminário marca o lançamento da versão em Língua Portuguesa do Relatório Mundial sobre Deficiência. Houve transmissão simultânea do Seminário pela internet.

Relatório Mundial Sobre Deficiência

PraCegoVer: Snap shot da transmissão pela Internet. A secretária Linamara discursa tendo a seu lado um intérprete de LIBRAS. O snap shot também mostra a legendagem do evento".

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realiza o "Seminário Internacional sobre a Implementação do World Report on Disability" – Relatório Mundial Sobre Deficiência. A Secretaria recebeu da Organização Mundial da Saúde o direito de tradução em Língua Portuguesa do Relatório Mundial sobre a Deficiência, lançado e discutido durante o Seminário, que acontece de 23 a 25 de fevereiro de 2012, em São Paulo.

Várias autoridades nacionais e internacionais da área da reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência foram recebidas pela Secretária de Estado, Dra. Linamara Rizzo Battistella, que no início da tarde do primeiro dia de evento foi homenageada por representantes de um conjunto de instituições da sociedade civil que reconhecem seu trabalho em prol do empoderamento das pessoas com deficiência. Em meio a emoção, lhe foi entregue um ramalhete de flores, precedido por palavras elogiosas do presidente do Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moises Bauer.

O objetivo do Seminário é identificar os desafios à implementação das práticas recomendadas pelo Relatório mundial no sentido da promoção de oportunidades iguais para pessoas com e sem deficiência, conforme estabelece a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas.

O Seminário de apresentação do relatório Mundial conta com a presença de representantes das instituições parceiras e especialistas convidados, para que sejam apresentadas novas diretrizes de abrangência internacional, visando o enfrentamento dos desafios que ainda impedem a garantia de igualdade de direitos para as pessoas com deficiência em todas as áreas, mas com especial destaque para a saúde e a reabilitação.

Definição

O primeiro dia do Seminário de apresentação do relatório mundial foi marcado por temas inerentes ao conceito e definição de "pessoa com deficiência" – quem é? como mensurar a deficiência? A Secretária Dra. Linamara destacou o conceito presente na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência sobre a deficiência ser resultante da interação entre a pessoa e o meio ambiente, sendo a deficiência tanto mais grave quanto maiores forem as barreiras que a impedem de interagir com a sociedade. "É preciso enxergar a pessoa humana, com e sem deficiência, como protagonista de seus direitos", destacou.

O Seminário Relatório Mundial Sobre Pessoas com Deficiência é iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Organização Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde, o Banco Mundial, a Parceria Global para Deficiência e Desenvolvimento, a Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação, a Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Riadis), a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

O evento Relatório Mundial Sobre Pessoas com Deficiência contou com todos os recursos de acessibilidade possíveis a todas as pessoas, como: audiodescrição, intérprete de Libras, estenotipia, tradução simultâneae material em braile. Também houve transmissão de toda a programação, ao vivo, pela internet.

Antes do lançamento da versão em Língua Portuguesa, o World Report on Disability foi lançado em Nova York, em 9 de junho de 2011.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos


Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos