Centro de Cultura Ordovás retoma projeto de audiodescrição em 2012

Tornar o cinema e a cultura acessíveis a todos vai além da formação de público e da promoção de sessões a preços populares. Democratizar o acesso ao cinema passa pela adoção de recursos que garantam que todos possam acompanhar os filmes. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (RS), por meio do Centro de Cultura Ordovás, retoma em 2012 o projeto Cinema AD, que exibe filmes com recursos de acessibilidade como a audiodescrição (AD) permitindo que pessoas com deficiência visual possam ter contato com essas obras. O público poderá conferir as sessões especiais com AD na Sala de Cinema Ulysses Geremia.

Para dar início ao projeto desse ano será exibido o filme "Meu Nome Não é Johnny", um drama dirigido por Mauro Lima e baseado no livro homônimo de Guilherme Fiuza. O filme conta a história verídica de João Guilherme Estrella, um jovem de classe média alta da cidade do Rio de Janeiro. Adorado por seus pais e amigos, viveu a vida intensamente, passou por todas as loucuras permitidas e não permitidas, e nos anos 80 se aventurou no mundo do tráfico, tornando-se um rei. Investigado pela polícia e preso, tem seu nome e seu rosto exposto em jornais e revistas. Ao invés de festas, ele passa a frequentar o banco dos réus, conta a sua história e as tramas da juventude.

Durante todas as sessões, gratuitas e abertas à todos, serão distribuídas vendas para o público não-deficiente acompanhar os filmes com audiodescrição. A partir dessa técnica, as imagens são traduzidas em palavras. Elas vão sendo descritas em conjunto com as falas originais ao mesmo tempo em que a imagem aparece na tela. Tal recurso não se sobrepõe ao conteúdo sonoro principal do filme, mas permite que pessoas com deficiência visual compreendam a obra, sem dificuldade.

O QUE: Sessão de Cinema gratuita com AD no Centro de Cultura Ordovás

FILME: Meu Nome não é Johnny

QUANDO: 24/03/2012

HORÁRIO: 16h

GÊNERO: Drama / Suspense

DURAÇÃO: 118 min.

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

DIREÇÃO: Mauro Lima

PRODUÇÃO: Brasil

ELENCO: Selton Mello, Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Cássia Kiss, Rafaela Mandelli, Ângelo Paes Leme, Luís Miranda, Eva Todor, André de Biase e Giulio Lopes

INFORMAÇÕES: Centro de Cultura Ordovás, (rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo); Fone: (54) 3901-1316 / 3901-1317

Assessoria de Imprensa – SMC

Fonte: Sua Cidade

Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme


Mais sobre audiodescrição
Esplendor" (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados.
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Na próxima sexta-feira (29/07), a Filmes Que Voam lançará gratuitamente em seu portal o filme