Documentário Cubatão Nota 10 será apresentado com audiodescrição para a garotada da cidade

Voltado a crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, o projeto visa resgatar a importância histórica de Cubatão e promover a conscientização ambiental.

Convite do projeto Vida e História de Cubatão

Resgatar a importância história e cultura da cidade de Cubatão (SP) e despertar o interesse das crianças cubatenses pela cidade onde vivem, além de promover a conscientização ambiental. Esses são os principais objetivos do projeto "Vida e História de Cubatão – Voluntários do rio II", que será lançado no próximo dia 16 de março, às 15h, no Bloco Cultural de Cubatão, pela Carbocloro em parceria com o seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC).

"Voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Cubatão, o projeto nasceu da necessidade de criar ferramentas educacionais atrativas para levar às crianças de Cubatão uma nova forma de ver a cidade onde vivem, promovendo a valorização da história, da cultura e do meio ambiente", explica Daniel Ravanelli, coordenador do projeto e membro do CCC.

Durante o projeto, que promoverá atividades até o fim do ano letivo de 2012, as crianças de Cubatão poderão participar de uma série de ações gratuitas e exclusivamente pensadas para esse trabalho. Os alunos receberão cartilhas, assistirão a um filme que retrata a história e o desenvolvimento de Cubatão, e participarão de um passeio de barco pelos rios da cidade.

Para Marcio Abreu, diretor Industrial da Carbocloro, desenvolver projetos voltados para crianças é algo fundamental para preservar a história, a cultura e o meio ambiente, já que serão elas as responsáveis pelo futuro da cidade de Cubatão. "O projeto torna-se ainda mais relevante por tratar destes temas de forma lúdica para aqueles que serão seus defensores no futuro, ou seja, as crianças. Acreditamos que é por meio de projetos como esse que daremos continuidade ao processo de melhoria da imagem da cidade, ao mesmo tempo em que trabalhamos a autoestima dos cubatenses", destaca Abreu.

O projeto foi desenvolvido através da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura e a previsão é de que cerca de 1600 alunos sejam beneficiados pela iniciativa.

As escolas interessadas em participar do projeto devem fazer o agendamento das turmas por meio do site historiadecubatao . com . br ou através do email historiadecubatao@gmail.com

Atividades

Entre as atividades, haverá a exibição do filme "Cubatão Nota 10", que inclui opção de audiodescrição para atender as crianças com deficiências visuais. Com duração de 30 minutos e utilizando animação e imagens reais de Cubatão, o filme apresenta Jenifer Alcantâra, uma menina cubatense que precisa entregar um trabalho escolar sobre a cidade e acaba participando de uma história fantástica, por meio da qual faz uma viagem histórica por Cubatão e descobre o que a cidade tem de melhor.

Outra atividade do projeto é um passeio de barco com duração de 50 minutos. O trajeto prevê quatro paradas onde serão abordados temas como localização geográfica, vida da população ribeirinha, fauna, flora e conscientização ambiental.

Ao longo do passeio, os alunos preencherão as atividades da cartilha "Vida e História de Cubatão – Juntos, fazendo uma cidade nota 10!", que contém brincadeiras e curiosidades sobre a história, a cultura e o meio ambiente da cidade. O conteúdo da cartilha, além de ser trabalhado com os alunos durante as atividades do projeto, poderá servir como material de apoio para as aulas temáticas sobre a cidade.

Ao final, os alunos participarão de uma gincana de desenhos, onde poderão expor o que viram e aprenderam durante as atividades do projeto. Todas as atividades, com exceção da gincana de desenhos, serão realizadas na Náutica da Ilha, na Ilha de Caraguatá, em Cubatão, contando sempre com a supervisão de monitores devidamente treinados.

Fonte: Conversa Silvestre

Mais sobre audiodescrição
A HBO estreia no próximo dia 21 seu primeiro documentário original produzido no Brasil. Dorina -
Jogo Cego conta história sobre atletas e aspirantes com deficiência visual, promovendo um melhor entendimento
Desde março, a jornalista Melina Cardoso se prepara para colocar em prática o aprendizado sobre


Mais sobre audiodescrição
A HBO estreia no próximo dia 21 seu primeiro documentário original produzido no Brasil. Dorina -
Jogo Cego conta história sobre atletas e aspirantes com deficiência visual, promovendo um melhor entendimento
Desde março, a jornalista Melina Cardoso se prepara para colocar em prática o aprendizado sobre