Governador e presidente em exercício acompanham encenação da Paixão de Cristo com audiodescrição

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), leva cerca de 100 pessoas com deficiência para assistirem o maior espetáculo ao ar livre do mundo – Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus. O objetivo da ação foi fortalecer a garantia de direitos ao lazer e a cultura desse público específico.

Governador e presidente em exercício acompanham encenação da  Paixão de Cristo com audiodescrição

A novidade deste ano foi a presença de Marcos Ribeiro, intérprete de libras, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) – da SEDSDH, dando oportunidade às pessoas com deficiência auditiva de compreenderem o espetáculo. Marcos estudou o roteiro da peça e seus figurinos, para poder passar os detalhes com precisão.

Já as pessoas com deficiência visual contaram com os serviços de profissionais capacitados em audiodescrição, que consiste na descrição de todas as cenas por intermédio de aparelhos com fones de ouvidos. Na oportunidade, o presidente da República em exercício, Marco Maia, e o governador Eduardo Campos (foto) utilizaram o equipamento de audiodescrição no Sermão na Montanha – 1ª cena. O aparelho da audiodescrição é semelhante a um MP4, que fica sintonizado em um canal de transmissão conectado no teatro, de onde foi feita a narração da peça.

Para Edson Silva, 38 anos, deficiente auditivo, instrutor da Escola Municipal Maria da Glória, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, contar com libras foi a melhor coisa que podia acontecer neste espetáculo, pois sem esse recurso a compreensão fica partida.

Os irmãos Luciano e Luzia Ferreira, ambos com deficiência visual, moradores do Brejo da Madre de Deus, estavam vibrando com a possibilidade de participar do espetáculo pela primeira vez, fazendo uso da audiodescrição. Luciano que completou ontem (29), 23 anos. Segundo ele, esse foi o maior presente de todos os aniversários. "A audiodescrição é perfeita. Quem criou esse aparelho estava inspirado. Veio realmente para provar que a inclusão das pessoas com deficiência visual é de 100%, a gente não perde uma cena e nem uma palavra", concluiu.

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, falou que 50 pessoas da localidade foram capacitadas para trabalharem na locomoção das pessoas com deficiência, ou de idosos que tenham dificuldade de acompanhar as cenas. Cerca de 100 cadeiras de rodas foram disponibilizadas. Além disso, uma parceria da SEDSDH com a sociedade Teatral de Fazenda Nova, disponibilizou hoje (30), e nos dias 2 e 4 de abril 100 ingressos para cada um dos três dias, destinados exclusivamente para pessoas com deficiência com menor poder aquisitivo. Esses convidados estão sendo selecionados pelo CONED e pelas associações que trabalham com esse público específico.

Por Jô Lima

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar


Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar