Norma de acessibilidade na TV Digital está novamente em consulta pública

Após ter recebido diversas sugestões de alterações, o projeto de norma de acessibilidade para recursos sonoros do Sistema Brasileiro de Televisão Digital está novamente em consulta pública.

Conforme divulgamos em janeiro, a Comissão de Estudos de Televisão Digital da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas colocou em consulta pública o projeto 85:000.00-010/2 – TV digital terrestre – Acessibilidade – Parte 2 – Funcionalidades Sonoras.

Nesta consulta pública, o projeto recebeu diversas sugestões de alterações, principalmente da ONCB – Organização Nacional de Cegos do Brasil, da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos das Pessoas com Deficiência, do Conade – Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O voto da ONCB para este projeto está disponível em: Cegos participam de consulta pública da ABNT sobre acessibilidade na televisão digital.

Como várias das sugestões foram aceitas pelo grupo de trabalho responsável pela elaboração da primeira minuta, modificando substancialmente o texto-base, o projeto teve de ser novamente submetido a nova consulta pública, conforme determina o regulamento para elaboração de normas da ABNT.

Acesse aqui o novo texto-base.



Mais sobre audiodescrição