Reclame você também a falta de audiodescrição nas TVs por assinatura

A audiodescrição, apesar de ser uma lei, continua sendo uma coisa que os canais de tv, assim como as operadoras de tv a cabo conseguem se eximir da obrigação facilmente. Vejam a seguir a resposta da Net para o Sr. Antonio Carlos sobre sua reclamação referente a ausência da audiodescrição na programação da Net.

NET - O Mundo É dos NETs

E-mail de Antonio Carlos enviado a Net

Dr. Eurico e Dra. Marluci

Meu nome é Antonio Carlos Barqueiro, pessoa com deficiência visual, marido de Rosângela Barqueiro, e como vocês sabem prestamos serviços na Laramara -Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

Creio que seja do conhecimento de vocês, sobre a obrigatoriedade desde o dia 01/07, das emissoras de televisão exibirem duas horas de programação semanal com audiodescrição*, ou seja, a descrição para os cegos.

*("É um recurso de acessibilidade comunicacional que consiste no conjunto de técnicas e habilidades aplicadas, com objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio para ampliação do entendimento, de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons – despercebidos ou incompreensíveis especialmente sem o uso da visão.")

Pois bem, a Rede Globo definiu que os programas a terem esse recurso, seriam: Temperatura Máxima e Tela Quente, e seriam captados através da aparelhos de TV Digital.

Eu sou assinante da Net Digital, também do grupo da Rede Globo. A emissora fornece semanalmente a programação desses filmes apenas em dois formatos de audio, um em português (sem audiodescrição) e outro em inglês, e falta o terceiro formato que é o em português com audiodescrição.

Gostaria, se possível, contar com o apoio de vocês, no sentido de verificar junto aos técnicos tanto da Rede Globo quanto com a Net, para que isso fosse devidamente solucionado. Já foram enviados vários e-mails por várias pessoas (pessoas com deficiência e técnicos da área) de todas as regiões do Brasil, mas os problemas de transmissão continuam sem solução.

Já comuniquei o CAT – Central de Atendimento ao Telespectador da Globo, como também o telemarketing da Net, mas não obtive sucesso.

Resposta da net:

Caro Sr. Antonio Carlos,

Segue nossos esclarecimentos com relação aos seus comentários.

A NET, como operadora de TV por assinatura, não é obrigada pela lei de acessibilidade a oferecer esse recurso.

A NET HD (Rio de Janeiro e São Paulo) não está preparada para receber mais de dois serviços de áudio e, nesse momento, está transmitindo apenas o áudio 1 em português e o áudio 2 com original do filme. Mas a NET já foi informada da necessidade de adequação e está se preparando para substituir os seus equipamentos que transportam o sinal da Globo. A partir desse acerto será viável a exibição de todos os serviços de áudio fornecidos pela TV Globo.

Qualquer dúvida, continuamos à disposição.

Central de Atendimento ao Telespectador (CAT)

>Fonte: Cidade Para Todos

Mais sobre audiodescrição
A HBO estreia no próximo dia 21 seu primeiro documentário original produzido no Brasil. Dorina -
O documentário "Boa noite, Solidão" será exibido pela GloboNews neste sábado, dia 16, às 21h05
As TVs por assinatura são obrigadas por lei a transmitir integralmente os canais abertos locais,


Mais sobre audiodescrição
A HBO estreia no próximo dia 21 seu primeiro documentário original produzido no Brasil. Dorina -
O documentário "Boa noite, Solidão" será exibido pela GloboNews neste sábado, dia 16, às 21h05
As TVs por assinatura são obrigadas por lei a transmitir integralmente os canais abertos locais,