UERJ inaugura auditório acessível

O Reitor da UERJ, Ricardo Vieira Alves, inaugura o primeiro e único auditório acessível das universidades públicas fluminenses totalmente equipado para realização de eventos internacionais com tradução simultânea, além de audiodescrição de filmes e vídeos para deficientes visuais, no dia 22 de março. O espaço, financiado pela FAPERJ, conta ainda com adaptações de acessibilidade para portadores de deficiência. Esta é uma realização do Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade em parceria com o Departamento de Cooperação Internacional, que optaram por batizar o novo equipamento em homenagem ao grande compositor da Mangueira, Cartola.

Convite virtual para a inauguração do auditório acessível da UERJ

A inauguração do auditório acessível acontecerá às 14 horas, com o evento de nomeação e diplomação do Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza, que reunirá algumas das mais importantes autoridades religiosas de matriz afro-brasileiras. Este Conselho atuará na construção de políticas públicas que respeitem e garantam a diversidade da vida e das culturas em unidades de conservação e a proteção das águas, compatibilizando práticas culturais e ambientais. O Evento contará, ainda, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

O Auditório Cartola conta com aparelhagem multimídia, que o torna pioneiro na tecnologia de tradução simultânea de idiomas em um espaço público do Estado. O objetivo é intensificar a organização de congressos e seminários com a presença de pesquisadores do exterior. Além disso, o novo auditório foi especialmente projetado para o acesso livre, tanto de cadeirantes, quanto de deficientes visuais. Estes, aliás, terão a vantagem do recurso da audiodescrição – as imagens e ações são descritas oralmente, de forma simultânea ao som original. Há ainda assentos adaptados para pessoas obesas e para cadeiras de rodas.

A UERJ tem trabalhado para intensificar a inclusão dessas pessoas em seus eventos, conforme a Lei Federal nº 10.098, de 19 de Dezembro de 2000. Garantir o acesso aos lugares públicos, ao entretenimento e à cultura faz parte da idéia de inclusão social, e é cada vez mais necessário em nosso país.

Serviço:

Nomeação e Diplomação do Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza
Inauguração do Auditório Acessível

Data: 22 de março de 2012, às 14 horas.
Auditório Cartola
Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã
Tel: 2334-0538, email: [email protected]

Fonte: Coart / UERJ



Mais sobre audiodescrição