Eventos da SMPED na Reatech 2012 inclui debate sobre audiodescrição em teatros

São Paulo participa da maior feira de acessibilidade e inclusão da América Latina

A 11ª edição da Reatech Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade acontece de 12 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes. Nesse evento, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), primeira do gênero no país, estará apresentando seus principais programas e serviços.

Num estande de 426 m2, a secretaria terá como tema central o Censo-Inclusão, programa recém-lançado e pioneiro na cidade, que vai pesquisar como vivem as pessoas com deficiência. Outros programas em destaque são Ler para Crer; o Sem Barreiras no Trabalho, na Cultura e no Esporte; a Central de Líbras e a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, além das ações da Comissão Permanente de Acessibilidade.

Para estimular o debate sobre temas relevantes para as pessoas com deficiência, o estande também terá um auditório com capacidade de 80 lugares, com palestras que abordarão assuntos como teatro acessível, transportes, acessibilidade na cidade, direitos, esportes, sexualidade, envelhecimento, equoterapia, pesquisas científicas, doenças reumáticas degenerativas, grupos de ajuda mútua, e o trabalho do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O público também terá acesso aos cursos Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade e Sem Barreiras no Trabalho, ministrados por especialistas da SMPED.

Além dessa programação, estão previstos para o auditório externo workshops, debates, mesas-redondas e seminários, com temas abrangentes relacionados a educação inclusiva, políticas públicas para o autismo, ações do Conselho Municipal e sobre surdocegueira. Todos os eventos são gratuitos.

A SMPED contará ainda com a parceria das secretarias municipais de Transportes, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Saúde, da Educação e da Cultura.

REATECH 2012 – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Dias 12 a 15 de abril de 2012

Horários: Dias 12 e 13/4 Quinta-feira e Sexta-feira – das 13h às 21h

Dias 14 e 15/4 Sábado e domingo das 10h às 19h

Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo / SP.

PROGRAMAÇÃO

Auditório interno estande da SMPED – Ruas 100/200/300 – 80 lugares (por evento)

12 de Abril Quinta-feira

15h às 17h

Palestra: O Conselho Municipal e o GT entidades, avanços e desafios . O tema apresenta o trabalho desenvolvido no Conselho Municipal com a criação dos grupos de trabalho com associações, entidades, ONGs e conselhos de classe.

Aureliane Lira, diretora social da Associação Beneficente Guainumbi e coordenadora do GT Entidades pelo CMPD.

18h às 20h

Mesa de Debates: Envelhecimento de Pessoas com Deficiência: Atenções sobre o envelhecimento precoce das Pessoas com Deficiências Intelectual e Mental – Comentários, Propostas e Ações

Dra. Érika Tonelli, Advogada da APAE de São Paulo; Convidados.

13 de Abril – Sexta-feira

14h às 16h

Mesa de Debates: Teatros Acessíveis Avanços e Perspectivas . Exposição e debate sobre a implementação de recursos de acessibilidade nos teatros de São Paulo, um olhar sobre as conquistas realizadas e o avanço que deve ser buscado.

Lívia Maria Villela de Mello Motta, Professora e Consultora em Audiodescrição, Criadora do site Ver com Palavras;

Maurício Santana, Iguale – Comunicação de Acessibilidade;

José Vicente de Paula ONG Amigos Pra Valer;

Rimar Segala, Surdo, Ator, Mimico, Palhaço, Tradutor e Mestre em Linguística, CIA Arte e Silêncio;

Sueli Ramalho, Surda, Atriz, Tradutora, CIA Arte e Silêncio.

17h às 18h

Palestra: Reumatismo: esclarecimentos Sobre Doenças Reumáticas Degenerativas – quais são e como prevenir incapacidades . Pontuar a evolução do reumatismo através do surgimento de doenças que possam produzir incapacidade laboral, bem como possibilidades de prevenção.

Dra. Evelin Goldenberg, Mestre em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

18h às 19h

Palestra: A importância dos grupos de ajuda mútua, para a quebra dos estigmas da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, frente às diversidades, ressaltando, estimulando a superação das diferenças e limitações, incentivando a inclusão social.

Dr. Edemilson Antunes de Campos, Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

20h às 22h

Palestra: esclarecimentos sobre a nova portaria do Bilhete Único Especial

SPTrans.

14 de Abril – Sábado

10h às 12h

Mesa de Debates: Os Conselhos das Pessoas com Deficiência como ferramenta de apoio do munícipe com deficiência na fiscalização dos seus direitos e deveres constitucionais . Demonstrar o papel dos Conselhos perante a sociedade civil e sua relação com os órgãos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência tais como: Ministério Público, Defensoria Pública e Parlamentos.

Dr. Moisés Bauer Luiz, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE e Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil ONCB

Dr. Evangel Vale dos Santos Junior, Conselheiro representante dos Conselhos Estaduais no CONADE e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia

Dr.Ricardo de Oliveira Pedroso, Conselheiro representante dos Conselhos Municipais no CONADE e Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes/SP

Dr. Mauricio da Silva Gomes, assessor Jurídico do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, SP.

13h às 15h

Mesa de Debates: Genética: Pesquisa, Aconselhamento, Prevenção e Protocolos de Atenção a Saúde … Abordagens com base cientifica, ilustrando a situação da pesquisa genética relacionada as síndromes, doenças raras e doenças crônicas no Brasil.

Dra. Cecília Micheletti médica pediatra, geneticista e pesquisadora da UNIFESP, delegada brasileira da Fundação GEISER Grupo de Enlace, Investigación y Soporte de Enfermidades Raras de Latinoamérica

Dra. Juliana Sallum médica oftalmologista, geneticista e pesquisadora da UNIFESP

Dra. Márcia Montez, médica pediatra e pesquisadora, assessora técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, SP

Dr. Acari Souza Bulle Oliveira médico pesquisador e diretor do setor de investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. médico oftalmologista e prof. da UNIFESP Hospital São Paulo e presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

16h às 18h

Palestra: Acessibilidade nos equipamentos de públicos, mito ou realidade?

Abordagem da implementação de acessibilidade nos órgãos públicos tais como: escolas, posto de saúde, repartições públicas, apontando avanços e melhorias da acessibilidade para pessoas com deficiência, assim como dificuldades e falta de acessibilidade necessárias para o bem estar das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Dra. Silvana Serafino Cambiaghi, Arquiteta/Prefeitura de SP, Mestre Desenho Universal pela FAU-USP São Paulo SP.

20h às 21h

Palestra: Terapias Assistidas com Animais – Equoterapia e Pet Terapia como meio de recuperação de Pessoas com Deficiência – Adultos e Crianças

Prof. Marta de Almeida Machado, Responsável pela supervisão das terapias assistidas com animais da SMPED e terapeutas convidados.

15 de Abril – Domingo

13h às 15h

Palestra: Particularidades e aspectos controvertidos da sexualidade das pessoas com deficiência . Abordagem dos aspectos principais das deficiências tais como: auditiva, física, intelectual e visual com o foco de chamar atenção para a descoberta da sexualidade, bem como o convívio em um universo pouco explorado, com o fim de abordar as principais informações a respeito do despertar para um tema tão importante pouco divulgado no contexto das pessoas com deficiência.

Dra. Ana Rita, psicóloga especializada em sexologia.

Auditório externo

Sala 1 (300 lugares) e Sala 5 (100 lugares)

Dia 14 de abril Sábado

10h às 13h Sala 1

Mesa Redonda – Como a Educação Inclusiva é vivida na voz de protagonistas

Marcia Marolo, pedagoga e Coordenadora Geral de Projetos de Inclusão da SMPED

Silvana Drago, pedagoga e Coordenadora do DOT Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Floriano Pesaro, sociólogo e vereador da Câmara Municipal de São Paulo

10h às 13h Sala 1

Workshop X Painel de Debates: Movimento Pró Autista – Em defesa dos direitos das pessoas com autismo . Implementação de Políticas Públicas Intersetoriais para o atendimento ao autismo no município de São Paulo.

Ações do Movimento Pró Autista X Distribuição da Cartilha dos Direitos das Pessoas com Autismo

Ana Santos Souza Ruiz – Vice-Presidente da APADE – Assoc. de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência e Mãe militante do Movimento Pró Autista.

Capacitação Profissional para atendimento ao Autismo

Dr. Estevão Vadasz, médico psiquiatra, coordenador do Projeto Autismo no IPq/HCFMUSP; Colaborador do Movimento Pró Autista e da CPI de Acessibilidade na Câmara Municipal de São Paulo.

Políticas Públicas de atendimento ao Autismo – Lei Municipal 15409/11

Gilberto Natalini, vereador de São Paulo, Médico, Coordenador da CPI da Acessibilidade na Câmara Municipal de São Paulo CMSP.

Relatório de Autismo X Protocolo de Atendimento

Regiane Nascimento, mãe militante do Movimento Pró-Autista, graduanda em Serviço Social.

14h às 18h Sala 1

**Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência CMPD

14h15 às 14h55h – Medidas para implementação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência. Exposição de balanço dos trabalhos realizados pela ação conjunta entre Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Dr. Mauricio Gomes assessor jurídico do CMPD

14h55 às 15h35h – Bilhete Especial e a nova Portaria – lei 4737-65 Cel.

Carlos Eduardo dos Reis Leal – Superintendente de Serviços Especiais da SPTrans

15h35 às 16h15 – Transporte Acessível no Município

Ângelo Fêde – Superintendente da São Paulo Transportes

Inscrições: lbosio@hotmail.com

Dia 15 de Abril – Domingo

9h às 18h Sala 5

**I Seminário Municipal de Surdocegueira de Múltipla Deficiência

9h20 – A formação e a atuação do profissional Instrutor Mediador

Vula Maria Ikonomidis (Ahimsa e Grupo Brasil)

10h20 – A formação e atuação do profissional Guia-Intérprete

Dalva Rosa Watanabe (Ahimsa e Grupo Brasil)

Cláudia Sofia I. Pereira (Abrasc e Grupo Brasil)

11h20 – Relatos de guia-intérpretes da prática de atuação

Silvia Estrela Lourenço e Eduardo Ruas (Grupo Brasil e Abrasc)

13h30 – Ações da Abrasc Associação Brasileira de Surdocegos

Carlos J. W. Rodrigues (Abrasc e Grupo Brasil).

14h15 – Depoimentos de Pessoas com Surdocegueira

Camila I. Pereira, Cristian Elves Fernandes e Eulália A. Cordeiro

15h00 – Ações da ABrAPaSCeM- Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e Múltiplos Sensoriais.

Márcia Maurilio Souza (Diretora Financeira da Abrapascem)

15h30 – Palestra Avanços na Educação da pessoa com Surdocegueira

Shirley Rodrigues Maia (Ahimsa, Membro do CAT e Grupo Brasil)

16h15 – Desafios na Inclusão e Apoios Necessários

Shirley Rodrigues Maia (Ahimsa, Membro do CAT e Grupo Brasil).

Realização: Associação Educacional para Múltipla Deficiência AHIMSA e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD

Inscrições: eabasilio@prefeitura.sp.gov.br , com cópia para cmpd@prefeitura.sp.gov.br

Cursos

Dia 12 de abril – Quinta-feira

14h às 18h Sala 5

** Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade

Com objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo. Ministrado por Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira, arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Inscrições: daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br

Dia 13 de abril Sexta-feira

10h às 13h Sala 5

** Curso Sem Barreiras Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência

Com o objetivo de capacitar profissionais de RH e gestores de instituições públicas ou privadas para implantação de um Programa de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. Ministrado por Daniela Polzer Delgado, assistente técnica da Coordenadoria de Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Inscrições: dpdelgado@prefeitura.sp.gov.br

14h às 18h Sala 5

** Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade

Com objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo. Ministrado por Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira, arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Inscrições: daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br

Dia 14 de abril – Sábado

14h às 18h Sala 5

** Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade

Com objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo. Ministrado por Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira, arquitetas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Inscrições: daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br

** Eventos com inscrição prévia.

Fonte: JusBrasil

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma