Eurocopa: jogos terão audiodescrição para os torcedores cegos

Comentários áudio-descritivos serão disponibilizados para pessoas total ou parcialmente invisuais em todos os encontros da Eurocopa UEFA 2012, graças ao projecto "Respeite a Inclusão – Futebol Sem Limites".

Audiodescritores dos jogos da Eurocopa posam para foto na arquibancada do estádio

Antes da Eurocopa UEFA 2012, o Centro de Acesso ao Futebol na Europa (CAFE) encontra-se a preparar um conjunto de voluntários em cada uma das oito cidades-anfitriãs da prova – Gdansk, Poznan, Varsóvia e Wroclaw (Polónia), Donetsk, Kharkiv, Kiev e Lviv (Ucrânia) – para fornecer comentários áudio-descritivos de cada encontro da fase final.

O CAFE é o garante do projecto oficial "Respeite a Inclusão – Futebol Sem Limites" da Eurocopa UEFA 2012, e um dos seus objectivos é o de oferecer comentários áudio-descritivos para pessoas com cegueira completa ou apenas parcial. Os comentários áudio-descritivos diferem dos comentários habituais, ao serem mais baseados nas descrições do ambiente e da atmosfera em redor, em oposição a uma análise estatística. O propósito deste serviço é explicar às pessoas com cegueira total ou somente parcial aquilo que está exactamente a acontecer no estádio e no relvado (gramado) com o máximo detalhe possível.

O CAFE nomeou Martin Zwischenberger, que coordenou um serviço similar durante a Eurocopa UEFA 2008, que decorreu na Áustria e Suíça, para dirigir os programas de formação. Zwischenberger e a sua equipa são especialistas em comentários áudio-descritivos e continuaram a providenciar comentários na Áustria como legado do trabalho desenvolvido há quatro anos.

Para preparar a operação na Polónia e Ucrânia, o CAFE organizou, em Varsóvia e Kiev, seminários nos quais participaram 50 empenhados voluntários de todas as oito cidades-sede. Os voluntários aprenderam os benefícios dos comentários áudio-descritivos e aquilo que os diferenciam do que, por norma, se ouve na televisão. Os altamente entusiásticos voluntários experimentaram, depois, o serviço pela primeira vez, com dois dias de treino intensivo, que agora prosseguirá a partir de casa e que incluirá mais treino específico em jogos em directo (ao vivo) antes da fase final.

Larysa Sayevich, coordenadora de projecto em Donetsk para a parceira de implementação local da CAFE e ela própria apoiante da Assembleia Nacional de Pessoas com Deficiências e também do futebol para invisuais, disse: "Antes, ouvir um relato era como assistir a um filme a preto e branco. No final do seminário de treino vi um arco-íris.".

Foram organizadas conferências de imprensa em conjunto com os parceiros de implementação local da CAFE para o programa "Respeite a Inclusão" da Eurocopa UEFA 2012, Fundacja TUS, na Polónia, e a Assembleia Nacional Para Pessoas Com Deficiências, Ucrânia. Tiveram assistências muito boas, o que veio sublinhar uma vez mais o crescimento do entusiasmo em redor da Eurocopa UEFA 2012 à medida que o pontapé de saída se aproxima.

Os embaixadores do programa Respeite a Inclusão da Eurocopa UEFA 2012, Dariusz Dziekanowski e Oleskiy Mykhaylychenko, também mostraram a sua solidariedade para com as iniciativas, ao comparecerem nos eventos de Varsóvia e Kiev, respectivamente.

"Os seminários de formação foram um enorme sucesso", disse a directora do CAFE, Joyce Cook. "E temos tido a sorte suficiente de descobrir um grande conjunto de voluntários com uma verdadeira paixão pelos comentários áudio-descritivos. Muitos dos voluntários não tinham qualquer experiência anterior de comentários e foi muito emocionante para nós ver o quão bem se portaram. É agora crucial que os voluntários continuem a desenvolver as suas capacidades antes da Eurocopa UEFA 2012".

Durante a fase final, o CAFE terá duas pessoas para comentários áudio-descritivos em cada jogo, como parte da iniciativa Respeite a Inclusão da Eurocopa UEFA 2012. Estes fornecerão um comentário especializado para adeptos total ou parcialmente invisuais nos estádios, que acederão aos comentários através de auscultadores disponibilizados antes do início dos encontros. O equipamento especializado é disponibilizado pela organização do UEFA EURO 2012 e será depois dedicado ao projecto do CAFE, que continuará em ambos os países após a fase final.

O CAFE está ciente que o projecto Respeite a Inclusão – Futebol Sem Limites da Eurocopa UEFA 2012 – que também é apoiado pelo Acordo Parcial Alargado sobre Desporto do Conselho da Europa – é apenas o início dos comentários áudio-descritivos na Polónia e Ucrânia e espera que os comentadores entretanto formados continuem a usar os seus recém-adquiridos recursos após a conclusão da fase final.

Sendo a obra de solidariedade oficial da fase final, o CAFE utilizará todos os fundos que forem doados para prosseguir o trabalho desenvolvido sob alçada do Respeite a Inclusão da Eurocopa UEFA 2012.

Fonte: UEFA.COM – versão em português (de Portugal)

Mais sobre audiodescrição
Imagine ter toda a sensação de estar no estádio do Castelão, sentir a vibração da
A Paralimpíada Rio 2016 traz mais de 4 mil atletas de 179 comitês nacionais para
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos


Mais sobre audiodescrição
Imagine ter toda a sensação de estar no estádio do Castelão, sentir a vibração da
A Paralimpíada Rio 2016 traz mais de 4 mil atletas de 179 comitês nacionais para
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos