MIDIACE democratiza Exposição de Fotos Audiodescritas que só os Porto Alegrensses puderam curtir

Em janeiro deste ano, demos destaque para a Exposição de fotos audiodescritas no centro de Porto Alegre que, segundo soube,foi um sucesso! Dando continuidade ao projeto super legal de promover exposições de fotos audiodescritas, a MIDIACE agora nos oferece a oportunidade de apreciarmos, pela Internet, a iniciativa inédita, pelo menos para mim, de realizar uma exposição de fotos que só pôde ser vista pelos Porto Alegrenses, porque as fotos foram expostas na rua, em um ponto tradicional e muito movimentado da cidade. Veja, nas palavras da MIDIACE, o que fizeram para torná-la acessível.

Jovem de pele clara, cabelo preto liso com mexa vermelha e braço tatuado (crédito da descrição: MIDIACE)

Esse lugar é a minha cara, de Carmem Gamba

Esta audiodescrição tornou acessível a exposição "Esse lugar é a minha cara" da fotógrafa Carmem Gamba, que integrou o projeto Artemosfera, circuito de arte urbana, promovido pelo Grupo RBS em Porto Alegre/RS. A ação foi originalmente realizada ao vivo, em janeiro de 2012, no Largo Glênio Peres, ponto tradicional no centro da cidade. Foram distribuídas vendas para quem quisesse experimentar a exposição sem enxergar. O evento foi produzido pelo grupo de estudos em audiodescrição, em parceria com a Cult Assessoria e Projetos Culturais, Inclusiva, Mil Palavras Acessibilidade Cultural, Tagarelas Produções e os blogs tresgotinhas.com.br e arteeficienciavisual.blogspot.com. Como apoiadores: a RBS Eventos, Trishirts Brindes e Gravações, Plug Sonorização, Rede Unimax e a jornalista Lea Aragon.
A exposição consistia em 15 fotos coloridas dispostas lado a lado com 1,32m por 1,84m cada. As pessoas foram retratadas em plano médio, da cintura para cima. No local, os painéis exibiam os olhos de cada fotografado mais ou menos na altura do nosso olhar. Todas as fotografias foram tiradas durante o dia no entorno do Mercado Público, que tem uma de suas quatro faces voltada para o próprio Largo Glênio Peres. No painel inicial, em letras cinza e lilás, sobre fundo branco, as informações gerais sobre a exposição Artemosfera, Porto Alegre – Esse lugar é a minha cara” de Carmem Gamba. Curador do Projeto Artemosfera: César Prestes. No rodapé, as logomarcas das empresas envolvidas. Patrocínio: Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim. Apoio: Tintas Renner e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Realização: Grupo RBS. Roteiro: Bruno Paiva, Gabriel Schimitt, Jorge Rem , Letícia Schuartz , Márcia Caspary, Mimi Aragon e Tina Gonçalves. Consultores: Felipe Mianes, Mariana Baierle e Marilena Assis. Narração: Márcia Caspary.

Com essa equipe de peso, só podia mesmo ser um sucesso! Então agora faça como eu, visite a Exposição de Fotos Audiodescritas da MIDIACE para apreciar, com audiodescrição, o que só os Porto Alegrensses puderam curtir!

Mais sobre audiodescrição
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por